EDITORIAL DO BLOG: A ÁGUA VAI ACABAR!! - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

domingo, 25 de janeiro de 2015

EDITORIAL DO BLOG: A ÁGUA VAI ACABAR!!

Na foto o cano do motor que bombeia água do volume morto do açude para o ponto de captação da Cagece

Galeria do Açude Pereira de Miranda Pentecoste

O flagrante do repórter cinematográfico Israel Carneiro do Blog Notícias de Pentecoste, que filmou na manhã da última quinta-feira (22), o desperdício de água na praça do colégio João XXII, onde um senhor que trabalho como zelador da praça usava água tratada para regar as plantas é algo para se refletir, o que mais chamou a atenção é o fato do homem deixar a mangueira derramando água por cerca de 20 minutos, em quanto atendia uma ligação no celular. Segundo transeuntes que passa com frequência nas proximidades, dizem ser comum essa cena, pois o zelador regar as plantas com a água tratada da CAGECE com frequência. Matéria aqui

Não teria nenhum problema a imagem se não estivéssemos vivendo uma da piores secas dos últimos 50 anos. Atualmente o açude Pereira de Miranda se encontra com menos de 2% de sua capacidade. A água que abastece a população chega através de um motor, que puxa o que resta da água conhecido como volume morto, que é quando não desce mais água para o ponto de captação da CAGECE e se faz necessário o uso de um motor. 


Mesmo com o município sendo abastecido pelo volume morto do açude, que tem capacidade para trezentos e noventa e cinco milhões de metros cúbicos, isso ainda não foi o bastante para sensibilizar os órgãos responsáveis pelo gerenciamento do reservatório a realizarem uma grande campanha de conscientização de combate o desperdício de desse liquido tão precioso. 

Aqui vai uma sugestão para Cagece. Cogerh, Dnosc, Prefeitura de Pentecoste e nós população, vamos iniciar uma campanha contra o desperdício de água nos meios de comunicação, escolas, igrejas etc. Segundo dados da Funceme o inverno de 2015 deverá ser considerado regular porque as condições atmosféricas estão apontando nesse sentido. 

Dados atuais do Açude de Pentecoste 

Cota do açude: 43.03 m 
Volume: 4120000 (m³) 
Volume atual: 1.15 % 
Vazão atual: 130 Litros por segundo

Água
Água...
Doce Água salgada.
Quantas vezes fora poluída
Destruída e desperdiçada?

Quantas sedes já matou!
Embora tantas vezes te mataram!
Quantas gotas tristes já chorou...
Enquanto os humanos te desperdiçavam?

Quantas plantas cresceram...
Graças as tuas lágrimas inundadas?
Quantas árvores deram frutos...
Por que por ti foram regadas?

Tu que matas tanta sede no mundo...
Está prestes a desapareçer.
Pois o homem está te poluindo...
Esquecendo que precisa de ti para viver.

Nós humanos provocamos tantos danos...
A esta dádiva sagrada!
E agora não podemos...
Ficar sem fazer nada!

Pois se a água acabar...Será a gota D 'Água!
Poesia Mariana Almeida

                                                     

Sobre o Autor

Raimundo Moura é radialista formado, blogueiro, graduando em serviço social e, atualmente, atua como Conselheiro Tutelar.







(Acompanhe as publicações do Blog Notícias de Pentecoste no Facebook. Curta Aqui)

Um comentário:

  1. A nossa situação é crítica e ainda tem pessoas lavando carros com mangueiras, aguando jardins, lavando calçadas é triste! Acho tambem q tem q haver fiscalização em algumas obras d construção civil, pois leva muita agua. Ñ sabemos como vai ser o inverno, mas o prenuncio não é animador. Todos nós, temos q fazer nossa parte economizando, fiscaluzando e denunciando quando for o caso!

    ResponderExcluir

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!