Alunos da EEM Etelvina Gomes Bezerra visitam a Fazenda Experimental da UFC‏ - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Alunos da EEM Etelvina Gomes Bezerra visitam a Fazenda Experimental da UFC‏


Na ultima quinta-feira, dia 29/08, alunos da EEM Etelvina Gomes Bezerra estiveram visitando a Fazenda Experimental Vale do Curu, localizada no município de Pentecoste, a aproximadamente 18 km da sede. Participaram da viagem os alunos das turmas do 2º ano C e D, Turno tarde, através de uma aula de campo idealizada pelo Prof. Régis Gato.

A propriedade, adquirida pela Universidade Federal do Ceará com recursos próprios em 1961, tem 823 hectares, dos quais 105 são irrigados. Abriga rebanhos bovino, caprino e ovino, além de plantações de banana e côco, que servem de pesquisa para alunos de graduação e pós-graduação do Centro de Ciências Agrárias.

A recepção foi feita pelo Administrador da Fazenda, o Sr. José Alfredo que nos encaminhou até os canteiros de plantas medicinais. Lá, fomos apresentados ao Sr. José Airton, responsável pela parte das plantas medicinais. Em um momento rico de informações, conhecemos as plantas e seu principio ativo. Em seguida, conhecemos a estufa, onde as mudas de plantas ficam até adquirirem maturidade para serem usadas.

Em um ultimo momento, visitamos o laboratório, recepcionados pelo servidor Sr. Batista, podemos vivenciar a fabricação de remédios. Os alunos ficaram encantados, com a transformação. Surpresos com o poder da fazenda e ainda mais, em saber que tudo aquilo acontece no seu próprio município.

OBJETIVO
A aula de campo foi realizada com o propósito de apresentar o principio ativo das diversas espécies de plantas medicinais, cultivadas naquela fazenda, assim como conhecer o laboratório, onde a partir das referidas plantas, se fabricam remédios, por meio de um convenio entre UFC e Prefeitura, chamado de Farmácia Viva. 


SERVIÇO

A fazenda dispõe de um prédio que funciona como sede administrativa, almoxarifado, oficinas, galpão para máquinas e equipamentos, uma escola municipal, centro de treinamento com sala de aula, sala de leitura, 12 alojamentos, sendo seis suítes, salão de lazer, cozinha e refeitório. É dotada, também, de áreas destinadas ao ensino e à pesquisa: horticultura, bovinocultura, ovinocaprinocultura e fruticultura e conta com uma estufa de flores tropicais. Toda a área da fazenda é beneficiada com energia elétrica. 

ADMINISTRAÇÃO

O administrador da FEVC, servidor Jose de Paula Firmiano,mas conhecido como Jose Alfredo, que nos informou que há 28 funcionários encarregados da manutenção do equipamento. Eles residem com suas famílias em casas erguidas em diversos pontos da fazenda.

Por Regis Gatto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!