A empresa de petróleo Petrobras deve construir 10 poços profundos para garantir que não faltará água no município de Paracuru, a 88 km de Fortaleza. A empresa se comprometeu em iniciar a obra antes do Carnaval, com a Prefeitura do município durante uma reunião com a Companhia de Recursos Hidricos (Cogerh), Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e o Comitê das Bacias Hidrográficas, nesta quinta-feira (31).
A Petrobras explora petróleo na região. Foto: Rodrigo Carvalho
A Prefeitura de Paracuru estava discutindo a possibilidade de cancelar o tradicional carnaval do município em decorrência da falta d'água. O diretor de Meio Ambiente da Cidade, Edmundo Ferreira, explicou que a lagoa da cidade está com a capacidade reduzida, e por isso, a Prefeitura estava preocupada em como ocorreria o Carnaval. "A quantidade de água dos poços é maior do que a produzida pela lagoa", ressalta Edmundo. Nem todos os poços serão construídos a tempo para as festividades, mas o suficiente para cumprir a demanda emergencial, conforme disse Edmundo.
A Petrobras explora petróleo na região e está em período de licitação para a escolha da empresa responsável pelos poços, de acordo com o supervisor da Base de Paracuru, Valter Silva. O supervisor ainda disse que a escolha deve ser realizada nesta semana, mas não entrou em detalhes sobre o assunto.
Após o Carnaval, a Prefeitura pretende investir na revitalização da lagoa e em projetos para a recuperação do abastecimento.
O município de Crateús, a 354 km de Fortaleza, também passa por problemas de falta d'água e deve sofrer colapso no abastecimento de água até o fim de março.
Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário