Entenda porque está acontecendo tantas fugas na Cadeia Pública de Pentecoste - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Entenda porque está acontecendo tantas fugas na Cadeia Pública de Pentecoste

Nos últimos meses tem acontecido várias fugas de presos da Cadeia Pública de Pentecoste. Apenas no primeiro mês de 2017, que ainda não terminou, foram registradas e noticiadas quatro fugas:
  1. Alerta: Fuga de presos da Cadeia Pública de Pentecoste, seis estão foragidos, cuidado!;
  2. Cuidado! Mais uma fuga de presos é registrada em Pentecoste; fogem assaltante e homicida;
  3. Mais uma fuga de preso na Cadeia Pública de Pentecoste (não é matéria repetida);
  4. Mais uma fuga de presos é registrada na Cadeia Pública de Pentecoste;
Também foram registradas duas tentativas:
  1. Agente Penitenciário evita fuga de presos na Cadeia Pública de Pentecoste;
  2. Agente penitenciário evita fuga que estava prestes a acontecer na Cadeia Pública de Pentecoste;
Nas redes sociais, alguns internautas dizem que a culpa é da PM e outros dizem que a culpa é dos agentes penitenciários. Afinal, de quem é a culpa? De nenhum dos dois! A culpa é do Governo do Estado do Ceará.
Entenda
1º Não é competência da Polícia Militar ficar na cadeia de um município; 
2º Em Pentecoste, há apenas um agente penitenciário que fica de plantão, para tomar conta de 43 presos; o número é grande e fica mais difícil nas condições que você vai ver nas fotos a seguir:


Como você já deve ter conferido, é humanamente impossível apenas um agente evitar fuga nas condições em que se encontra o prédio. Nas imagens 04,05 e 06 as grades que foram cerradas em uma fuga que aconteceu no final de dezembro, ainda continuam quebradas. Não apareceu nenhum investimento do Estado para reformar essas brechas de segurança. O que apareceu como resolução foi a solda de algumas grades, que de nada adiantou, pois as próprias são enferrujadas. 

Na imagem 07 você deve ter notado que não há arames, a rede de proteção está quebrada e não tem nada que impeça uma escalada até a parte de fora; a ajuda externa facilita ainda mais, como pode ser visto na imagem 08.

Confira a situação em que se encontra o prédio da cadeia no vídeo a seguir:

O Governo do Ceará desembolsa mensalmente com um preso pelo menos sete vezes mais que com um estudante da rede estadual. O levantamento foi realizado de acordo com os dados fornecidos pela Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) e pela Secretaria da Educação do Estado (Seduc).

Já o gasto com cada um dos detentos do Sistema Penitenciário cearense inclui alimentação, atendimento de saúde, segurança, atendimento jurídico, vestuário e higiene. O valor varia conforme a unidade penitenciária e sua capacidade instalada, além de ser calculado pelo custo de manutenção e quantidade de presos abrigados. 

O Estado faz um gasto absurdo para manutenção dos presos e quase nenhum para a manutenção do presídio, é o que vemos como a realidade em Pentecoste. Enquanto a ação do Governo não aparecer, infelizmente noticiaremos fugas até não sobrar nenhum preso nas celas da Cadeia Pública de Pentecoste.

Por: André Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!