Profetas do Sertão e Comitê de Bacias Marcam Encontro na Câmara Municipal de Pentecoste. - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

Profetas do Sertão e Comitê de Bacias Marcam Encontro na Câmara Municipal de Pentecoste.

Foto: André Brito


Nesta quinta-feira, 05 de dezembro, a Câmara Municipal de Pentecoste foi palco do encontro do Comitê de Bacias, encerrando as atividades do ano. O evento reuniu representantes de aproximadamente 50 instituições, incluindo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e o Consórcio de Resíduos Sólidos, representado por Daniel Gomes, que discursou para o público presente.

O destaque do encontro, no entanto, foi a participação dos "profetas do sertão", figuras emblemáticas da cultura nordestina, que utilizam a sabedoria popular e a observação da natureza para fazer prognósticos sobre a próxima quadra invernosa.

Entre os profetas presentes estavam:

- João Cabral, da comunidade Ilha Velha, em Apuiarés, agricultor que compartilhou suas observações baseadas no comportamento da fauna e flora;
- O Berranteiro, morador do assentamento Vertente, em Tejuçuoca, que também contribuiu com sua experiência de vida no campo;
- João Matias, residente em Apuiarés, com 81 anos, que impressionou o público ao dividir décadas de conhecimento sobre os sinais da natureza;
- Antônio Edson, do distrito de Santo Antônio, em Apuiarés, que garantiu com convicção que as chuvas do inverno começarão em 16 de fevereiro;
- Chiquinho, também de Apuiarés, que foi enfático ao afirmar que o açude Pereira de Miranda atingirá sua capacidade máxima no dia 20 de abril.

Esses homens, simples agricultores, baseiam suas previsões na observação minuciosa das plantas, aves, vegetação, e em datas simbólicas, como o Dia de Santa Luzia (13 de dezembro) e a Semana Santa.

O encontro de profetas do sertão, que se tornou tradição anual em Apuiarés, é um evento que valoriza o conhecimento popular e a conexão com a natureza, perpetuando saberes que são transmitidos de geração em geração.

O Blog Notícia de Pentecoste reforça seu compromisso em divulgar a sabedoria e a cultura do povo sertanejo, trazendo aos seus leitores a riqueza da tradição nordestina e a força da voz popular.

Link do Vídeo: Vídeo Completo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!