Operação do MPCE desarticula esquema de facção criminosa que usava tampas de quentinhas para se comunicar dentro de presídio - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

quarta-feira, 5 de abril de 2023

Operação do MPCE desarticula esquema de facção criminosa que usava tampas de quentinhas para se comunicar dentro de presídio

Todo o material apreendido foi submetido à perícia, que comprovou a autoria das mensagens.

📷Foto: GAECO/Reprodução

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária, deflagrou a Operação ‘Manifesto’ na manhã desta quarta-feira (05/04). O objetivo é cumprir um mandado de busca e apreensão e um de prisão preventiva contra um detento da Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor José Juca Neto – CPPL III, em Itaitinga. Os mandados foram expedidos pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas e cumpridos com apoio da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado (SAP). 

O alvo da operação é integrante de uma facção criminosa que tinha a função de “salveiro geral”, a pessoa responsável por repassar e receber os comunicados da organização, tanto dentro do próprio sistema prisional quanto fora das penitenciárias, conectando as diferentes cadeias do grupo. Com ele, foram apreendidas sete tampas de quentinhas com mensagens dirigidas a outros detentos. Em depoimento, o investigado disse que pegava a parte de alumínio da quentinha e afinava a ponta, visto que o alumínio solta uma substância preta que, molhada com sabonete, faz o traço ficar mais espesso, usando-a como se fosse um lápis. 

Investigações 

As investigações começaram em abril de 2022, após a apreensão do material durante uma ronda noturna. Ao examinar o teor das mensagens contidas nas tampas, verificou-se que se tratava de informações sobre o funcionamento da facção dentro do próprio presídio, orientações para serem compartilhadas com familiares e ainda uma espécie de campanha para cooptar novos integrantes para a facção criminosa.  

Em um dos bilhetes ficou claramente combinado que os detentos deveriam incentivar seus familiares a denunciarem supostas agressões que estariam sofrendo dentro do presídio. Segundo o acusado, a meta era conseguir 70 denúncias por visitante, pois só assim conseguiriam chamar atenção da imprensa e, consequentemente, da sociedade para a situação dos detentos. Com isso, iriam expor de forma negativa o funcionamento do Sistema Prisional do Estado do Ceara. De acordo com o alvo, esse objetivo não foi alcançado, pois somente 40 denúncias teriam sido formalizadas. 

Em outros bilhetes, o “salveiro geral” buscava promover a facção criminosa e atrair novos apoiadores ao grupo, com mensagens motivacionais, destacando valores como união, coragem e confiança.  

Todo o material apreendido foi submetido à perícia, que comprovou a autoria das mensagens. O alvo já cumpre pena pelo crime de tráfico de drogas. Caso seja condenado pelos novos delitos, irá também responder por integrar organização criminosa, com agravante de atuar como liderança do grupo.  


MPCE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!