Os infratores foram flagrados tentando capturar mais animais no momento da abordagem.
📷Foto: Guarda Municipal de Pentecoste/ Divulgação
Agentes da Guarda Municipal de Pentecoste realizaram uma operação nesta segunda-feira (03) e apreenderam cinco pássaros silvestres mantidos em cativeiro sem autorização da autoridade ambiental competente. Alguns dos animais eram recém-capturados. Além disso, foram encontradas quatro gaiolas/armadilhas do tipo alcápão.
As aves apreendidas foram identificadas como três estrelas-do-norte (Sporophila bouvronides) e dois golinhos (Sporophila albogularis). Os infratores foram flagrados tentando capturar mais animais no momento da abordagem.
De acordo com as autoridades, as aves serão destinadas ao seu habitat natural após os devidos procedimentos legais e as gaiolas/armadilhas serão destruídas conforme a lei. Tal prática é um crime ambiental previsto na Lei 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais) e no Decreto 6514/08.
A Guarda Municipal de Pentecoste reforça a importância de respeitar a fauna e a flora local, além de alertar que a captura e manutenção de animais silvestres em cativeiro é uma prática ilegal e prejudica o equilíbrio ecológico da região. As autoridades ainda ressaltam a importância de denunciar esses tipos de crimes ambientais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário