Ceará tem 40% de chance de ter chuvas acima da média histórica para os próximos três meses, diz Funceme - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sábado, 18 de fevereiro de 2023

Ceará tem 40% de chance de ter chuvas acima da média histórica para os próximos três meses, diz Funceme

O prognóstico para estes três meses foi divulgado nesta sexta-feira (17).

📷Foto: Fabiane Paula/ Sistema Verdes Mares

O Ceará tem 40% de chance de ter chuvas acima da média histórica para o trimestre março-abril-maio, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A probabilidade de que fique dentro da margem histórica também é de 40%. O prognóstico para estes três meses foi divulgado nesta sexta-feira (17).


A previsão para o cenário de precipitações no estado é:


40% de probabilidade que o volume acumulado no trimestre fique acima da média

40% de probabilidade que o volume acumulado no trimestre fique em torno da média

20% de probabilidade que o volume acumulado no trimestre fique abaixo da média


A meteorologista Meiry Sakamoto comentou os resultados. "Reflete as incertezas envolvidas neste prognóstico. Essas incertezas estão relacionadas, principalmente, às condições oceânicas. Em relação ao oceano pacífico, podemos observar que as temperaturas das águas ainda permanecem ligeiramente abaixo da normal, característica de uma la niña de fraca intensidade", explicou.


"Outro ponto que aponta essas incertezas está relacionado ao oceano atlântico. O mapa de anomalia da temperatura da superfície do mar está justamente mostrando que o atlântico tropical norte e o tropical sul têm mantido anomalias de temperaturas próximas entre si", disse Meiry.


O padrão de temperaturas do oceano atlântico é o que define o posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal fenômeno meteorológico a trazer chuvas para o estado.


“Outro ponto importante a salientar nesse prognóstico é a irregularidade na distribuição das chuvas; no tempo, então, poderiam ocorrer períodos de mais chuva, menos chuva, estiagem”, explicou Meiry.


A meteorologista da Funceme também ressaltou que o estado deve apresentar irregularidade espacial na distribuição das chuvas no trimestre.



g1ce

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!