Casos de trabalho infantil no Ceará mais que dobram em 2022 - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sábado, 4 de fevereiro de 2023

Casos de trabalho infantil no Ceará mais que dobram em 2022

O auditor explica que a partir de 16 anos o adolescente pode trabalhar, desde que não seja em um ambiente insalubre, perigoso ou em horário noturno.

📷Foto: Reprodução

Pelo Menos 272 crianças e adolescentes foram flagradas em situação de trabalho infantil no Ceará, em 2022. Tribunal Regional do Trabalho (TRT-CE) aponta crescimento de denúncias. Além de arriscado, o trabalho infantil pode pôr em risco o processo natural de desenvolvimento para muitos meninos e meninas.


Essas 272 crianças e adolescentes foram flagradas em situação de trabalho durante ações de fiscalização feita em 30 municípios pelo Tribunal Regional do Trabalho do Ceará. Em 2021, o número de crianças flagradas nessa situação chegou a 135, o que indica que em 2022 o número mais que dobrou.

Nas fiscalizações, o órgão flagrou meninos e meninas exercendo atividades como mecânico de veículos, trabalhador rural, frentista. A predominância é do sexo masculino, com 73%, entre idades de 8 e 17 anos, explica o auditor do trabalho do TRT-Ce, Daniel Arêa.

“As atividades que aconteceram mais com relação ao trabalho infantil foram vendas de bebidas alcoólicas, trabalho rural com exposição a agrotóxicos, dois casos específicos de resgate de adolescentes com trabalho analogo a escravidão no cultuivo de Caju”, disse o autidor.

Daniel lembra quais são os canais para denúncias. “A gente tem um canal da fiscalização do trabalho, que é exclusivo para trabalho infantil que um e-mail: trabalhoinfantil.ce@mte.gov.br e também tem o site do Governo Federal, o cidadão vai num site de busca coloca “denúncia trabalhista” e lá no site do Governo Federal vai ter três opções de denúncia”, explica.

O auditor explica que a partir de 16 anos o adolescente pode trabalhar, desde que não seja em um ambiente insalubre, perigoso ou em horário noturno. “Então, às vezes a gente pega uma denúncia de um adolescente de 16 anos, mas quando vemos ele pode estar trabalhando. Também tem que ter informar bem detalhado o máximo possível para poder realmente esmiuçar se é caso de trabalho infantil”, salienta.



JJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!