Agricultores de 70 comunidades rurais ficam sem sementes do "Hora de Plantar" em Pentecoste - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Agricultores de 70 comunidades rurais ficam sem sementes do "Hora de Plantar" em Pentecoste

Populares relataram ao blog Notícias de Pentecoste, que muitos agricultores voltaram para suas comunidades rurais sem receber as sementes.

📷Foto: Reprodução

Mais de 1.500 agricultores ficaram sem receber as sementes do Programa Hora de Plantar em Pentecoste este ano de 2023. De acordo com a Ematerce, mais de 2 mil agricultores que estão inscritos no programa, mas infelizmente, as sementes enviadas pelo Governo do Estado não suprimiu a demanda, foram apenas, 565 sacas de milhos para serem distribuídas para os agricultores de mais de 60 comunidades do município.


Nossa equipe registrou imagens de uma grande fila que se formou em frente a Sede da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará, na manhã desta quinta-feira (16). Hoje, último dia de entregas das sementes, agricultores cadastrados de pelo menos 27 comunidades incluindo a Sede do município, estavam no local para receber as sementes. Foram distribuídas senhas com atendimento por ordem de chegada. Cada Agricultor teve direito a 10kg de milho.


LEIA MAIS: Ematerce distribui sementes do Programa Hora de Plantar aos agricultores de Pentecoste


Populares relataram ao blog Notícias de Pentecoste, que muitos agricultores voltaram para suas comunidades rurais sem receber as sementes.


A Ematerce informou a nossa reportagem, que este é o segundo ano que as sementes são enviadas pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário - SDA, muito abaixo da demanda. Por conta disso, agricultores que já prepararam suas terras para receber as sementes, acabaram ficando de fora, alguns, pelo segundo ano consultivo.


O Programa

A distribuição de sementes e mudas pelo Hora de Plantar aos agricultores(as) familiares tem contribuído, há mais de 32 anos de existência, com incrementos da produtividade e do aumento de suas rendas e garantia de segurança alimentar. Além disso, o Projeto também tem contribuído para mitigar os efeitos da desertificação e para aumentar o sequestro de gás carbônico, por meio da distribuição de plantas nativas, raquetes de palma forrageira e cajueiro anão precoce. Estas duas últimas culturas podem absorver até 30 ton/CO2/ha/ano. Os principais objetivos do "Hora de Plantar" são o fortalecimento da agricultura familiar; a inclusão social; e a convivência com o semiárido; utilizando sementes e mudas de elevado potencial genético, que propiciam o aumento da produtividade das culturas e melhoram o nível de renda dos(as) beneficiários(as). Os objetivos específicos são: substituir o plantio de grãos por sementes e mudas de alta qualidade; capacitar agricultores para produção de sementes/mudas; apoiar e incentivar o florestamento e reflorestamento através da distribuição de espécies vegetais nativas, em várias regiões do Estado; Incentivar o plantio de espécies frutíferas; contribuir para a implantação de áreas de reserva alimentar estratégica para os rebanhos bovinos, ovinos e caprinos, por intermédio do plantio de sorgo forrageiro, mandioca e palma forrageira. 


São atendidos entre 140.000-150.000 agricultores familiares em 182 municípios cearenses.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!