Profeta da Chuva de Pentecoste diz que o inverno este ano será "pesado" - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Profeta da Chuva de Pentecoste diz que o inverno este ano será "pesado"

Na sua previsão para este ano, ele contou ao blogueiro Zé da Legnas, que o inverno esse anos será "pesado". 

Profeta da Chuva de Pentecoste Nabel Lima  Foto: ZÉ DA LEGNAS/ Notícias de Pentecoste

A natureza deu sinais diferentes para os profetas da chuva, homens e  mulheres do sertão que fazem previsões para o período das águas no Ceará, que vai de fevereiro a maio.


O Blog Notícias de Pentecoste entrevistou mais uma vez na manhã desta terça-feira (24), Nabal Lima. Ele que é o profeta da chuva de Pentecoste. Desde de 1981, que ele escreve previsões para o inverno e tem acertado quase todas. No vídeo ele as previsões sobre o clima com base na sua sabedoria popular e na observação da natureza.


Na sua previsão para este ano, ele contou ao blogueiro Zé da Legnas, que o inverno esse anos será "pesado". Segundo Nabel, o ano de 2023 será governado pelo Sol com a constelação do planeta Saturno. Por esse motivo, o Ceará receberá muitas chuvas nos próximos meses. Lima costuma fazer o prognóstico de acordo com os calendários da Lua nova e cheia. 


O profeta também disse que muitos reservatórios do estado sangrarão. Haja em vista que atualmente, o Ceará tem 17 açudes com volume morto e outros oito secos, de acordo com dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).


Conforme o órgão, quatro açudes já sangraram em 2023. Pelo menos 8 reservatórios estão com volume acima de 90% e 69 reservatórios com volume inferior a 30%. Os maiores do estado, Castanhão, Orós e Banabuiú, encontram quase que totalmente secos.


O açude Pereira de Miranda em Pentecoste na região Norte, está apenas com 8,28% da sua capacidade total de armazenamento. O abastecimento contudo está garantido.


No dia 10 de Novembro de 2018, em entrevista a este mesmo blog, Nabal previu um bom inverno para 2023 ou 2024. Ele também disse que o Açude Pereira de Miranda pegaria muita água que sobraria.


"Agora nois vamos esperar inverno bom e pesado é em 2023 ou 2024. No ano de 2023 ou 2024, o açude vai pegar água que vai sobrar, e algumas barreiras vai quebrar"


Os profetas da chuva são homens e mulheres da zona rural da Região Nordeste do Brasil que elaboram previsões de tempo e de clima a partir de observações das mudanças do ecossistema, da atmosfera, de posição e visibilidade de corpos celestes, dentre outros métodos tradicionais de previsão.


Alguns profetas baseiam-se em sonhos e até mesmo em rituais religiosos que misturam crenças indígenas e outras formas de conhecimento. As previsões são, em geral, produzidas antes e durante a estação chuvosa, que ocorre em diferentes momentos para cada região do sertão semiárido.


A previsão do clima é atividade enraizada na cultura cearense e de outros estados do Nordeste. 


A população do Ceará aguarda uma boa quadra chuvosa há, pelo menos, cinco anos. A agricultura e a pecuária também esperam pelas chuvas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!