Primeira molécula de Hidrogênio Verde produzida no Brasil é lançada no Ceará - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Primeira molécula de Hidrogênio Verde produzida no Brasil é lançada no Ceará

Foram investidos R$ 42 milhões no projeto. Uma parte da iniciativa vem de uma das maiores empresas de energia elétrica do Brasil, com apoio do poder público.

📷Foto: Reprodução

Foi apresentada nesta quinta-feira (19) durante um lançamento no Complexo Termelétrico do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza, a primeira molécula de hidrogênio verde do Brasil. A iniciativa tem papel importante na transição energética e contribuirá para uma economia de baixo carbono do país.


O Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o Governador Elmano de Freitas estiveram presentes no evento. As autoridades disseram que o Ceará é referência como um dos estados com maior diversidade de produção energética do país.


Foram investidos R$ 42 milhões no projeto. Uma parte da iniciativa vem de uma das maiores empresas de energia elétrica do Brasil, com apoio do poder público.


A planta de Hidrogênio Verde (Pecém H2V) da EDP é um projeto de Pesquisa & Desenvolvimento da UTE Pecém. Contempla uma usina solar com capacidade de 3 MW e um módulo eletrolisador de última geração para produção do combustível com garantia de origem renovável, com capacidade de produzir 250 Nm3/h do gás.


Produção de Hidrogênio Verde

Considerado um combustível universal, o hidrogênio, em sua versão verde, pode ser obtido ao se utilizar energia renovável, como é o caso da energia eólica, da energia solar/fotovoltaica e do processo de separação da molécula de hidrogênio da molécula de oxigênio existente na água. Todas fontes abundantes no Ceará.


Mais

O hidrogênio verde é uma forma de produzir hidrogênio de forma limpa e sustentável, sem emitir gases de efeito estufa. Isso é feito através da eletrólise da água, usando eletricidade gerada a partir de fontes renováveis, como a solar, eólica ou hidrelétrica. O hidrogênio produzido é puro e pode ser usado como combustível para veículos, geradores de energia e outras aplicações industriais. Ele é considerado como uma forma de armazenamento de energia, pois é possível gerá-lo quando houver excesso de energia e usá-lo quando houver necessidade. Além disso, o hidrogênio verde também pode ser usado para produzir combustíveis sintéticos e outros produtos químicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!