MPCE recomenda que Prefeitura de Jaguaribara exonere servidores temporários e realize concurso público - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sábado, 15 de outubro de 2022

MPCE recomenda que Prefeitura de Jaguaribara exonere servidores temporários e realize concurso público

Prefeitura da cidade terá que adotar as providências necessárias para que, em até 90 dias, dê início a concurso público para provimento de cargos efetivos do quadro de pessoal da Administração municipal.

📷Foto: MPCE/ Reprodução

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Promotoria de Justiça de Jaguaretama – a qual a Comarca de Jaguaribara é vinculada, recomendou, nessa quinta-feira (13/10), que a Prefeitura da cidade adote as providências necessárias para que, em até 90 dias, dê início a concurso público para provimento de cargos efetivos do quadro de pessoal da Administração municipal. No documento, o MPCE também recomendou que a Prefeitura de Jaguaribara exonere, também em 90 dias, os servidores contratados de forma temporária que não estejam em cargos que atendam necessidade temporária de excepcional interesse público. 

Na recomendação, a Promotoria de Justiça de Jaguaretama ressalta que o artigo 37, inciso I, da Constituição Federal prevê “que a investidura em cargo ou emprego público depende da aprovação prévia em concurso público de prova ou de provas e títulos”. Por sua vez, a contratação temporária de pessoal, também prevista na CF, deverá ser utilizada tão somente para atender a situações que exigem satisfação imediata e temporária. 

Segundo dados do Relatório de Acompanhamento emitido pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE/CE) relativo ao primeiro quadrimestre de 2022, na categoria “emprego público”, que abrange os agentes públicos sem vínculo efetivo com o Município (excetuados os servidores ocupantes de cargos comissionados), existem 321 agentes em Jaguaribara, constatando a atualidade e crescimento do cenário de contratações temporárias do ano anterior. 

Ainda conforme o MPCE, ofício enviado ao órgão pela Prefeitura de Jaguaribara em 9 de maio deste ano trouxe a informação de que seria necessário a realização de concurso público para preenchimento de pelo menos 61 vagas na Administração municipal. Diante disso, a Promotoria de Justiça de Jaguaretama também recomendou que a Prefeitura da cidade só contrate empregados temporários com base em lei municipal específica, em que haja a especificação dos cargos que comprovem a necessidade temporária de excepcional interesse público. 

Acesse a íntegra da recomendação.


MPCE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!