Até a última sexta-feira (14), o banco já havia concedido 1,8 bilhão de crédito consignado a 700 mil beneficiários do programa social.
O Ministério Público Federal (MPF) pediu a suspensão da concessão de empréstimo consignado do Auxílio Brasil pela Caixa Econômica Federal. A solicitação foi feita junto ao Tribunal de Contas da União (TCU).
Conforme a CNN Brasil, o órgão quer impedir a utilização dessa medida com a finalidade “meramente eleitoral” e “em detrimento das finalidades vinculadas do banco”.
Até a última sexta-feira (14), o banco já havia concedido 1,8 bilhão de crédito consignado a 700 mil beneficiários do programa social.
De acordo com o subprocurador-geral, Lucas Rocha Furtado, que assina o pedido de suspensão, o “assombroso montante” já liberado pela Caixa “impõe dúvidas sobre as finalidades perseguidas mediante essa atividade”.
No pedido, Furtado solicita que o TCU tome medidas para avaliar os critérios adotados pela Caixa para liberação dos empréstimos.
CONSIGNADO
O empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil já foi liberado pela Caixa no último dia 11 de outubro. O crédito pode ser parcelado em 24 vezes de até R$ 160 mensais, com taxa de juros de 3,45% ao mês. Ao contratar o empréstimo, o beneficiário passa a receber o auxílio descontado.
(*) Com informações do JJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário