Comunidade rural de Pentecoste está há mais de dez dias sem água - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Comunidade rural de Pentecoste está há mais de dez dias sem água

Eles culpam o SISAR pelo problema de distribuição a Prefeitura de Pentecoste, por não executar um projeto de distribuição de água para a comunidade que custou mais de R$ 1 milhão aos cofres públicos.

Moradores da comunidade de Posto Agrícola em Pentecoste-CE  📷Foto: Zé da Legnas/ Notícias de Pentecoste

Pilhas de louça, roupas para lavar, casa suja e sem água para tomar banho. Essa tem sido a realidade das famílias da localidade da Vila Nova do Posto Agrícola, na zona rural de Pentecoste. Os moradores estão há 11 dias sendo prejudicados por conta da falta de água. Eles culpam o SISAR pelo problema de distribuição e a Prefeitura de Pentecoste, por não executar um projeto de distribuição de água para a comunidade que custou mais de R$ 1 milhão aos cofres públicos.


O Sistema Integrado de Saneamento Rural, SISAR, é uma Organização da sociedade civil sem fins econômicos formado pelas associações das comunidades beneficiadas com o sistema de abastecimento de água e/ou esgoto sanitário filiado e localizadas na mesma bacia hidrográfica. O SISAR é uma federação de associações comunitárias rurais.


A entidade tem como objetivo garantir a operação dos sistemas, através da manutenção, tratamento, pequenas ampliações, autogestão e autossustentabilidade, através de cobrança de contas, cortes, religações, reuniões na comunidade, entre outras ações, cumprindo sempre as determinações do estatuto social.


O abastecimento de água em Pentecoste é um problema antigo no município e já virou tema de audiências públicas, matérias jornalísticas nos principais veículos de imprensa, além de denúncias no Ministério Público.


Na tarde deste sábado, os moradores convocaram a reportagem do Blog Notícias de Pentecoste, para denunciar a situação. Cansados de esperar, eles já não sabem mais a quem recorrer. Pois o problema já vem afetando e muito o dia a dia de muitas famílias que estão sendo prejudicadas diretamente pela falta de água.


Revoltados, populares foram as redes sociais, reivindicar e buscar seus direitos.





📷Fotos: Reprodução/ Facebook


A população local vive basicamente da agricultura familiar e da criação de animais, mas não está tendo água nem para atividades domésticas, como tomar banho e cozinhar.


De acordo com os moradores, a água desse poço que abastece a comunidade é ligada apenas uma vez pela madrugada, por volta de 1h. Enquanto o problema persiste, os moradores fazem um apelo para que os órgãos responsáveis pelo abastecimento de água na comunidade resolvam a situação. 


“Já estamos há semanas sem água, isso não pode acontecer, é de dar pena a nossa situação, uma penúria só. Pedimos que as autoridades de Pentecoste possam ver com bons olhos essa situação. Cobramos medidas urgentes, pois não podemos ficar assim não.” – disse uma moradora.








📷Fotos: Reprodução

Acompanhe as entrevista feita com os moradores da comunidade no vídeo abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!