Antes do resgate, o filhote atacou e matou uma galinha na fazenda onde foi capturado e tentou fugir do poço "correndo" pela parede.
Uma guarnição do Corpo de Bombeiros do Ceará, foi acionada nesta quarta-feira (14) para realizar o resgate de um filhote de onça-parda, no Sítio Muquém, na cidade de Porteiras, no interior do Ceará.
De acordo com os agentes, a equipe foi acionada após o animal cair em um poço aterrado, sem água, de seis metros de profundidade da propriedade. Antes do resgate, o filhote atacou e matou uma galinha na fazenda onde foi capturado e tentou fugir do poço "correndo" pela parede.
Depois do resgate, o animal foi solto na Floresta Nacional do Araripe, em Barbalha. O bicho é considerado vulnerável, o terceiro nível mais grave da escala de risco de extinção.
Orientação sobre como agir em contato com onça
> Nunca se aproxime da onça. Não tente tirar fotos ou filmar;
> Nunca vire as costas e saia correndo. A onça pode te confundir com uma presa;
> Não atire pedras e outros objetos na onça;
> Não grite com a onça;
> Não tente espantar ou capturar o animal;
> A onça é um animal mais ativo logo após o pôr do Sol até as primeiras horas do amanhecer, então evite permanecer próximo aos locais de avistamento, nesses horários, principalmente com crianças;
> > Ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros (193) ou Polícia Militar Ambiental (85) 3101-3545
> Nunca mate uma onça. Isto é crime ambiental e pode dar cadeira e multa.
Segundo a lei 9605/98, “matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida”, prevê detenção de seis meses a um ano, acrescida de multa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário