Blog Notícias de Pentecoste promoverá no dia 12 de agosto, o Segundo Festival de Repentistas da Região - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sábado, 30 de julho de 2022

Blog Notícias de Pentecoste promoverá no dia 12 de agosto, o Segundo Festival de Repentistas da Região

O evento contará com apresentações de grandes nomes da cultura popular. Traga sua família. Você é nosso convidado!

📷Foto: Reprodução/ Imagem de Internet

Com o apoio da Legnas Criações, o blog Notícias de Pentecoste irá promover no dia 12 de agosto, portanto sexta-feira, o Segundo Festival de Repentistas da Região. O evento contará com apresentações de seis poetas repentistas  cantadores do Ceará. O repente é uma das mais antigas manifestações da cultura popular nordestina. 

O projeto sempre terá como finalidade busca fortalecer e ampliar programação voltada para o repentista, o cantador e o cordelista, valorizando a cultura popular e a tradição, de forma a possibilitar a divulgação em ambientes que possibilitem o contato do público com a cultural regional. 

Durante o festival, os poetas Ary Teixeira, Dedé Lacerda, Antônio Jocélio, Geraldo Amâncio, Zé Eufrásio e Pedro Serrano, cantarão músicas que marcam a cultura popular do repente. A transmissão do evento será feita na Fanpage da página Notícias de Pentecoste no Facebook. A cantoria está marcada para às 20h00, em frente a empresa Legnas Criações, que fica localizada na AV. José de Borba Vasconcelos, Nº 423, Bairro Acampamento. O evento é gratuito.

Sobre o evento

O coordenador do evento, o blogueiro Zé da Legnas, explicou que a finalidade do espetáculo é resgatar os grandes eventos, manter viva a cantoria de viola nordestina e revelar novos talentos.

“No repente tudo é feito no improviso, o cantor cria de imediato a rima”, explica.

Zé destaca ainda, a importância do evento. “É uma grande oportunidade de divulgar a cultura nordestina e de preservarmos nossas raízes”, disse.

O Repente

Originário da região do Sertão do Nordeste, atualmente, essa arte secular é admirada não só por nordestinos e descendentes, mas por todos os apreciadores da Cultura Popular, e vem se perpetuando e ao mesmo tempo se aperfeiçoando, em especial no Nordeste onde atualmente alguns jovens repentistas despontam reconhecidamente como grandes improvisadores, com vocabulário e abordagem modernas e com total domínio das regras rígidas de métrica e rima que caracterizam o Repente.

Mantendo a tradição

Mais uma vez, o Blog Notícias de Pentecoste prova de que a CULTURA POPULAR pode proporcionar a realização de grandes eventos carecendo apenas de mais apoio por parte dos gestores para que esta vertente cultural possa contribuir com mais diversão e espaço para a consolidação de antigos e novos artistas.

Por fim, o evento será um verdadeiro festival de pluralidades e vertentes da cultura popular que promete reunir repentistas e suas violas afinadas. Então, não deixe de comparecer, sua presença é muito importante. Participe!

Conheça nossas atrações!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!