Sete mortes por chikungunya já foram registrados no Ceará em 2022 - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

quarta-feira, 25 de maio de 2022

Sete mortes por chikungunya já foram registrados no Ceará em 2022

Mosquito Aedes aegypti é responsável por transmitir a dengue, chikungunya e zika vírus.

📷Foto: Reprdoução/EPTV


O Ceará já registrou sete mortes causadas pela chikungunya. As seis primeiras ocorreram entre fevereiro e março, em municípios da região do Cariri, que apresenta aumento no número de casos.


Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), quatro mortes por chikungunya ocorreram na cidade de Barbalha e duas em Juazeiro do Norte, no interior do Estado. As vítimas tinham entre 21 e 85 anos e quatro delas eram do sexo masculino.


Conforme o órgão, a Região do Cariri, o Sul e o Centro-Sul do Estado tem 2.399 casos confirmados de chikungunya.


Em 2021 a região do Cariri registrou 177 casos da doença. Já de janeiro a março deste ano o número saltou para 1.061 pessoas confirmadas com chikungunya.


Ainda de acordo com a Secretaria, ao longo do ano passado o Ceará teve 1.133 casos de chikungunya e um óbito pela doença, que vitimou um bebê de 11 meses.


Nesta terça-feira (24) Fortaleza  registrou o primeiro óbito causado pela chikungunya em 2022, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Duas outras mortes estão em investigação. 


Até esta segunda-feira (23) foram confirmados 3.058 casos da doença na capital. Pelo menos 88 bairros de Fortaleza já registraram casos, sendo José Walter, Jardim das Oliveiras e Cidade dos Funcionários os que possuem mais casos confirmados.


Em busca de conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti, causador de arboviroses, entre elas a dengue, o zika vírus e a chikungunya, as prefeituras têm intensificado os trabalhos dos agentes de endemias, em visitas aos moradores.


O Mosquito Aedes aegypti é responsável por transmitir a dengue, chikungunya e zika vírus.


A Dengue, chikungunya e zika vírus têm, em comum, sintomas como febre, manchas vermelhas no corpo, além de dores nas articulações e na região dos olhos. Quem apresentar estes sinais deve procurar atendimento médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!