Reserva hídrica: açudes do Ceará terminam abril com 36,4% do volume total - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

segunda-feira, 2 de maio de 2022

Reserva hídrica: açudes do Ceará terminam abril com 36,4% do volume total

Desde o início do ano, o Estado teve aporte de 3,51 bilhões de m³. Desse total, 1,63 bilhões m³ vieram em abril, sendo o mês com melhor recepção de águas das chuvas no Ceará em 2022.

📷Foto: Honório Barbosa/ Reprodução

O terceiro mês da quadra chuvosa no Ceará terminou deixando os açudes do Estado com 36,43% da sua capacidade total. Os reservatórios cearenses podem guardar até 18,5 bilhões de metros cúbicos de água e atualmente têm 6,73 bilhões de m³, segundo resenha diária da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos. Desde o início do ano, o Estado teve aporte de 3,51 bilhões de m³.

Desse total, 1,63 bilhões m³ vieram em abril, sendo o mês com melhor recepção de águas das chuvas no Ceará em 2022. Em janeiro, o aporte foi de 0,29 bilhões de m³; em fevereiro, 0,09 bilhões de m³; e em março, 1,51 bilhões de metros cúbicos. Comparado com o mesmo período do ano passado, o mês teve um aporte 3,6 vezes maior. Em abril de 2021, a recarga dos açudes cearenses foi de apenas 0,44 bilhões de m³.

O resultado positivo vem em um mês em que todas as regiões hidrográficas do Ceará terminaram com média de chuvas em torno ou acima da média esperada para o período. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos a região Metropolitana foi a com melhores acumulados, tendo registrado média de 287,3 milímetros – um desvio de 20,4% em relação ao normal. A resenha da Cogerh aponta ainda que o Ceará terminou abril com 37 açudes sangrando.  Na mesma data no ano passado, o Estado tinha 20 reservatórios acima do máximo da capacidade.



(*) Com informações do Ceará Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!