Onda de assaltos deixam moradores da comunidade do Sítio do Meio aflitos - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sábado, 28 de maio de 2022

Onda de assaltos deixam moradores da comunidade do Sítio do Meio aflitos

Eles também cobram do poder público municipal para que providências sejam tomadas, no sentido de mantar a segurança dos moradores daquela localidade. Os agentes da  2º CIA do 11ºBPM, já tomaram conhecimento do fato e intensificarão o patrulhamento na região nas próximas horas.

Comunidade do Sítio do Meio em Pentecoste-CE  📷Foto: Web News Pentecoste

Há bem pouco tempo, o meio rural era sinônimo de paz e tranquilidade, sendo, frequentemente, procurado por moradores da cidade como local de lazer e entretenimento, onde os maiores perigos significavam uma eventual picada de mosquitos ou qualquer coisa do gênero. Essa, infelizmente, não é mais a realidade, a violência e a criminalidade estão cada vez mais presentes, ameaçando desde os empregados, que nela permanecem por mais tempo, até os patrões e suas famílias, que para ela se dirigem eventualmente.


A experiência de ficar sob a mira de um revólver, sofrer agressões físicas e a ameaça de que pode morrer se não entregar tudo é uma lembrança que fica gravada na memória e pode traumatizar quem passa por um assalto. 


Essa sensação está sendo sentida por alguns moradores da zona rural de Pentecoste, mais precisamente, na comunidade do Sítio do Meio, onde foram relatado vários assaltos naquela localidade.


Segundo informações, mais de cinco assaltos foram registrados naquela região só essa semana. Os crimes aconteceram nas proximidades da Fazenda Três lagoas, Grossos e Sítio do Meio. Aflitos e com medo, muitos evitam até sair de suas residências com receio de ser alvo de bandidos.


Diante do pouco efetivo, a criminalidade vem tomando de conta das estradas carroçáveis da zona rural do município. A comunidade diz que não aguenta mais conviver com a sensação de insegurança. 


Os moradores acabam apelando as redes sociais como uma forma da mensagem chegar até o poder público, uma maneira de reivindicar melhorias na segurança do município. 


O medo aumenta mais ainda durante à noite, isso porquê a falta de iluminação pública deixa a desejar na comunidade, tornando o lugar mais inseguro para os moradores. Se a escuridão favorece o fator surpresa da ação de criminosos e dificulta a identificação de sua autoria, a principal hipótese e que o aumento da visibilidade permitido pela iluminação pública acabaria com essas vantagens. Sob a luz, se tornaria mais arriscado, portanto, cometer um crime.


A população afirma que o aumento da ação dos criminosos no município, é por falta de administração pública. 


Os agentes da  2º CIA do 11ºBPM, já tomaram conhecimento do fato e intensificarão o patrulhamento na região nas próximas horas. Equipes também trabalham no intuito de identificar e prender os criminosos que estão tocando o terror na comunidade.


Segurança Pública


A segurança pública propriamente dita não é de competência dos municípios (isso é atribuição dos estados). O município deve cuidar da segurança patrimonial, ou seja, da proteção de bens, serviços e instalações. Para isso, cria guardas municipais. É também de competência do município desenvolver ações de prevenção, como a instalação de iluminação e câmeras. O mérito é totalmente do senhor prefeito, João Bosco (PDT) buscar recursos para assegurar, cuidar e zelar pelo bem estar dos seus munícipes.


Patrulhamento Ostensivo


A Polícia Militar trabalha incansavelmente em busca da paz social buscando propiciar um ambiente de segurança objetiva para a nossa população, com ações e operações preventivas estratégicas, repressão qualificada e educação, em toda a área da 2 Cia de atuação do 11º BPM.


📷Foto: ZÉ DA LEGNAS/ Arquivo


Para reforçar a segurança no período que antecede o final de semana em Pentecoste, a Polícia Militar do Ceará (PM) iniciou na manhã desta, quarta-feira, 25, uma ação que inclui um patrulhamento mais  intensivo no município. As ações intensificadas de policiamento seguem até o domingo, 29 de maio, em toda cidade.


O maior número de policiais nas vias urbanas visa inibir a prática de roubos ou furtos a estabelecimentos e demais delitos que ameacem a segurança da sociedade.


Para garantir a ordem pública, as equipes foram orientadas a fazer o policiamento ostensivo com a realização de blitz, bloqueios e abordagens, na área urbana e rural. Os policiais militares também poderão agir repressivamente nas situações em que houver a prática de crime.


O sub-tenente Delmiro, que lidera os agentes da 2º CIA do 11ºBPM, na operação, ressalta que o reforço operacional vai aumentar a sensação de segurança na região.


A ostensiva policial conta com 13 agentes e quatro viaturas, que estarão em diligências 24 horas, mantendo a paz, combatendo o crime, impondo o respeito às leis e garantindo a segurança das pessoas, além de preservar a ordem nas comunidades. 


WhatsApp Disk Denúncia


📷Foto: Divulgação/ PMCE

A 2ª Cia do 11º Batalhão da Polícia Militar dispõe de um serviço de atendimento para a população do município de Pentecoste. Trata-se do WhatsApp Denúncia. Além de ligar para o 190 ou para as radiopatrulhas, os moradores da sede e interior do município que estão na área de atuação também poderão fazer denúncias pelo aplicativo de conversas.


Isso gera uma conexão de atendimento mais rápido e eficiente para os cidadãos que buscam contato com as forças policiais.


Poderão ser enviados textos, fotos, áudios e vídeos de pessoas e veículos suspeitos de crimes. O atendimento de ligações emergenciais também poderá ser feito pelo 190 ou pelo número da Delegacia de Polícia da cidade, através do número: (85) 33522621. 


Esse serviço garantirá um elo mais eficaz entre a sociedade e os órgãos de segurança pública, ampliando a comunicação e aproximando mais as instituições da população e atender com mais rapidez as ocorrências.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!