Denúncia: UPA de Pentecoste fica sem médico após troca de plantão - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sexta-feira, 6 de maio de 2022

Denúncia: UPA de Pentecoste fica sem médico após troca de plantão

Esse tipo de denúncia virou quase que frequentemente na unidade. Dessa vez, o fato foi registrado por uma internauta que aguardava atendimento há mais de uma hora.

📷Foto: Reprodução

O final do plantão é momento permeado de estresse e cansaço o que faz, muitas vezes, todos os plantonistas irem embora quando apenas um médico do próximo plantão chega à instituição. No entanto, está prática não é correta e, ainda, é muito arriscada.


A Unidade de Pronto Atendimento de Pentecoste (UPA) ficou sem médico por mais de uma hora na noite desta quinta-feira (05). Revoltada, uma internauta que aguardava atendimento médico, gravou tudo e enviou para nossa redação.


No vídeo, ela se dirige a recepcionista da unidade perguntando o que houve com o atendimento médio, pois ela já esperava mais de uma hora. A servidora informa a paciente que não sabe, pois ela havia acabado de chegar, e pediu que a paciente se informasse com as enfermeiras.


Na sala da triagem, a internauta pede para que as enfermeiras verifiquem o que houve, pois o atendimento médico havia sido paralisado. Se queixando de muita dor no estômago, a mulher pede explicações. Uma profissional de saúde informa que não tem médico no momento devido a troca de plantão. Que os médicos que estavam atendendo de dia saíram para entrar outros que ainda iriam chegar.


A paciente retorna para a recepção onde aguarda a chegada dos médicos que atenderiam no período noturno.


Infelizmente, essa não é a primeira vez que o Blog Notícias de Pentecoste recebe denúncias dessa natureza. São frequentes a reclamação de pacientes que são afetados diretamente com a falta de médicos na unidade se saúde. Por conta da demora, algumas vezes, as pessoas acabam desistindo da consulta e indo embora para casa sem ser atendido.


De acordo com o Código de Ética Médica, é vedado ao médico:


Art. 9º Deixar de comparecer a plantão em horário preestabelecido ou abandoná-lo sem a presença de substituto, salvo por justo impedimento.


Igualmente dispões o artigo 24, iv, d e f, da Resolução CFM 2056/2013, afirmando que é obrigação do médico plantonista aguardar a chegada do médico substituto, seja em caso de atraso ou falta:


d. O médico plantonista obriga-se a esperar seu substituto e, ao fazer a passagem de plantão, a informar-lhe sobre as principais ocorrências;


f. Mesmo na condição citada acima, o plantonista deve permanecer em seu posto de trabalho até a chegada do substituto.


Parece bobagem, mas é muito importante que o médico respeite isto, pois caso ocorra alguma intercorrência (uma ou mais) que demande a presença de todos os plantonistas, ele poderá ser responsabilizado por ter saído sem o rendeiro ter chegado.


Sendo assim, em regra, a rendição do plantão deve ser feita "homem a homem", ou seja, o médico apenas deve sair quando o seu substituto chegar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!