Manifestação: Moradores reivindicam construção de passagem molhada no Riacho do Marfim - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

segunda-feira, 4 de abril de 2022

Manifestação: Moradores reivindicam construção de passagem molhada no Riacho do Marfim

A promessa de uma construção de uma passagem molhada no local já se arrasta por 30 anos. Neste domingo, moradores reivindicaram seus direitos e cobraram dos vereadores e da gestão municipal a construção da estrutura, pois "senhores políticos: sem passagem molhada; sem voto!". 

Comunidade do Distrito de Porfílio Sampaio na zona rural de Pentecoste reunida reivindicando a construção de uma passagem molhada  📷Foto: LUAN RODRIGUES


Nossa equipe foi convocada por moradores do Distrito de Porfílio Sampaio, na região da Casa de Pedra, para denunciar um descaso que já dura 30 anos. Entre promessas e mais promessas, atualmente, centenas de pentecostenses estão sendo prejudicados com um riacho, pois quando chove, o local fica completamente intransitável. O problema também afeta diretamente a rotina de vários moradores da região, em especial, os estudantes, nesse período chuvoso, quando o riacho inche, o transporte escolar fica prejudicado dezenas de alunos. Na realidade, a construção da obra que já deveria ser feita há muitos anos, deveria possibilitar que os moradores sigam para os compromissos sem ter de passar, literalmente, por dentro de um grande riacho.


O local está sendo palco de muita revolta e indignação, parte desse sentimento, já foi registrado em vídeos e postado em redes sociais. Só aqui no Blog Notícias de Pentecoste, já recebemos imagens de pais atravessando o riacho com seus filhos nos braços, porque o transporte escolar estava impossibilitado de passar pelo local. Também publicamos vídeos em que carros da Secretaria de Saúde do município aparece no prego, dentro do riacho, com água invadindo o capô do automóvel.


A promessa da obra na estrada vicinal que liga várias comunidades rurais, deveria ser uma passagem molhada, segundo moradores, com a construção de um conjunto de bueiros duplo em concreto, que tem por intuito garantir a estabilidade e a fixação. Devido a via se apresentar sem qualquer pavimentação, quando as chuvas atingem o local causam mais desgaste, em comparação com as vias pavimentadas. O ponto onde foi gravado as imagens, no Riacho do Marfim, é um dos mais críticos, onde a água acaba por tornar a via, muitas vezes deixando-a inutilizada.


A passagem molhada é uma obra que visa resolver o problema de escoamento de água pluvial na via, principalmente durante a quadra chuvosa, evitando que a pavimentação seja danificada o que prejudica o tráfego de veículos.


Durante a manifestação em busca de melhorias, dezenas de moradores, conversaram com a nossa equipe e relataram o sofrimento que eles estão passando, há décadas a problemática vem prejudicando muitas famílias da região. Moradores seguravam uma faixa com a frase "senhores políticos: sem passagem molhada; sem voto!" O ato pacífico, contou com a presença e apoio de várias autoridades, como a do deputado estadual Delegado Cavalcante, o ex-vice-prefeito de Pentecoste, Vicente do Zuza, o ex-prefeito de Pentecoste, João Paraíba, e o vereador Manoel Forte, que também marcou presença no ato, além de lideranças políticas.


O deputado estadual Delegado Cavalcante (PL) disse que poderia ajudar a melhorar a situação, caso o Governo do Estado liberasse os recursos para realização da obra. De acordo com o deputado, ele teria mais de R$ 3 milhões em emendas, mas os recursos só podem ser liberados com o aval da governadora Izolda Cela.


Em entrevista a nossa reportagem, um morador reclamou do descaso e reivindicou uma passagem molhada, segundo ele a situação é dramática, beirando o absurdo. "Estou me manifestando para vê se alguém adota uma providência, vê se as autoridades mandam arrumar essa passagem molhada, aqui faz tempo que foi prometido; água passa por cima, tem muita lama, no período chuvoso a água chega a dá na cintura e as pessoas precisam procurar outra opção para atravessar, caminhões e ônibus escolares ficam encalhados, gente já caiu de moto, de bicicleta, a situação é grave", disse um morador.


Revoltados e se sentido enganados, a comunidade reivindicou de todos os vereadores que foram eleitos no pleito de 2020, uma solução para que o problema fosse resolvido, mas, cobrou em especial de pelo menos três parlamentares, que tiraram uma quantidade expressiva de votos naquela localidade na última eleição. São eles: Valdelice Braga (PDT), Roberto Leite (PDT) e Manoel Forte (PSD).


"A gente vinha sofrendo há a anos, viu senhores vereadores, no período de chuva não tinha como passar nada por aqui, nem ônibus escolar, nem carro pequeno. Nos tínhamos que dar uma volta de vários km, passando por outra comunidade, ficamos praticamente isolados. Pedimos também ao prefeito para resolver esse problema", disse um morador.


No ano que vem, o Distrito de Porfílio Sampaio irá completar 60 anos de existência, pelo menos metade desses anos, a comunidade espera ansiosamente a construção da passagem molhada no Riacho do Marfim. A obra já foi prometida por muitos prefeitos que assumiram o executivo municipal, e até hoje, no ano de 2022, a promessa não foi cumprida e tudo caiu pelo esquecimento das autoridades.


É obrigação da gestão municipal garantir o direito de ir e vir de seus munícipes de forma segura, investido em readequação das vias e construindo passagens molhadas, para evitar transtornos durante a quadra chuvosa.






📷Fotos: LUAN RODRIGUES

Acompanhe no vídeo abaixo, a reportagem completa gravada pela nossa equipe na manhã deste domingo (03).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!