Câmara realiza Sessão Solene em comemoração ao Dia Nacional e Municipal de Conscientização do Autismo - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

quarta-feira, 6 de abril de 2022

Câmara realiza Sessão Solene em comemoração ao Dia Nacional e Municipal de Conscientização do Autismo

A mesa solene contou com as presenças do vereador Márcio Martins; do procurador Damião Soares Tenório; do deputado federal Capitão Wagner; da prefeita de Apuiarés, Iris Maria e de Renato Sousa, representando os autistas presentes e que também fez o lançamento do seu livro “O pinguim que queria voar”.

📷Foto: Divulgação/ André Lima

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta segunda-feira (04), no auditório Ademar Arruda uma sessão solene em comemoração ao Dia Nacional e Municipal de Conscientização do Autismo, proposta através do requerimento 21/2022, de autoria do vereador Márcio Martins (PROS), aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa. A solenidade foi conduzida pelo presidente Antônio Henrique (PDT).

Sua saudação aos presentes o vereador Márcio Martins destacou que essa homenagem é o reconhecimento a pessoas, instituições de autoridades que tem relevantes serviços prestados a causa, “é impossível olhar pelo retrovisor e não reconhecer que avançamos muito, mas é preciso ter lucidez e compreensão do muito que ainda falta. Quero agradecer ao presidente Antônio Henrique, que tem sido parceiro nessa causa em prol dos autistas e nosso objetivo é que mais pessoas conheçam a causa dos autistas e sejam contagiadas com esse trabalho,” disse.

O presidente Antônio Henrique falou da felicidade em conhecer um pouco da luta em prol dos autistas e também saber que essas pessoas estão sendo tratadas como devem ser tratadas pelas entidades e instituições. Para ele, não deve haver separação e sim integração dos autistas na sociedade. “Nosso apoio e todo nosso carinho a essa causa”, pontuou. Ele destacou que o concurso realizado pela Câmara em sua gestão, o primeiro da história da Casa, teve a aprovação de uma pessoa com autismo, que é um arquiteto que vem prestando relevantes serviços à Casa, demonstrando a importância da inclusão e da capacidade das pessoas com autismo. Em seguida, foram apresentadas das reportagens da TV Fortaleza sobre os eventos realizados no último fim de semana, uma caminhada no sábado e uma carreata no domingo lembrando a importância desse dia.

Ato contínuo, foram realizadas as homenagens da noite com a entrega de certificados pela passagem do Dia Nacional e Municipal de Conscientização do Autismo. Receberam o reconhecimento: o deputado federal Capitão Wagner; o vereador Professor Enilson (Cidadania), que é pai de autista; o vereador Eudes Bringel (PSB), também pai de autista; Associação Pintando o SeteAzul; Dr. Alexandre de Aquino; Patrícia Maria Valente Trigo; Clínica Conecta-Iprede, na pessoa do Dr. Francisco Sulivan; projeto de extensão da Medicina da Unichristus Doutor Azul – um novo olhar sobre o autismo; Dra. Fabiana Barrocas Alves Farah; Janiele Araújo Neres (autista); SOPAI – Hospital Infantil Filantrópico; Renato Sousa (autista); Associação de Pessoas com Deficiência do Banco do Brasil (APABB); Colégio Educar; Associação Espaço Autista e o Projeto Social Equoterapia do Centro de Equoterapia da Policia Militar do Ceará.

Falou em nome dos homenageados a professora Janiele Araújo Neres: “sou mais conhecida como professora Jane. Não venho falar de assistencialismo, venho aqui para falar de empoderamento, venho aqui para falar de capacidade, habilidade, coragem, determinação. Venho falar sobre o que vai ser do meu filho amanhã. Pode não ser muita coisa, mas pode ser um exemplo de onde a pessoa pode chegar, sendo autista. Eu atingi cinco graduações, sete pós-graduações, um mestrado, um doutorado, são 40 anos de magistério concursada da rede pública municipal e estadual, mas nem sempre foi assim, não foi fácil, não é fácil, mas é possível,” frisou.

Ela disse que as pesquisas tem avançado com relação a terapias para autistas e disse que é preciso ter um olhar mais cuidadoso com relação a terapia de Análise do Comportamento Aplicada – ABA (Applied Behavior Analysis), que segundo ela é uma ciência que se baseia em evidências, estudos científicos e testagens. “A terapia ABA pode auxiliar no aperfeiçoamento de habilidades básicas, como olhar, ouvir, esperar, sentar e imitar.  Auxilia também na evolução das habilidades mais complexas, como conversar, interagir com outras crianças e realizar sua higiene pessoal. Ela foi criada na década de 60, época em que nasci e minha mãe, mesmo sem conhecer a terapia aplicava em mim e isso fez a diferença. Quero estender essa homenagem ao meu esposo, que é meu suporte. Sou casada e tenho dois filhos. Eu proponho que essa terapia seja realizada nas escolas e os professores sejam treinados para isso. Essa terapia inclusive reduz os medicamentos,” disse.

A mesa solene contou com as presenças do vereador Márcio Martins; do procurador Damião Soares Tenório; do deputado federal Capitão Wagner; da prefeita de Apuiarés, Iris Maria e de Renato Sousa, representando os autistas presentes e que também fez o lançamento do seu livro “O pinguim que queria voar”. Participaram também da solenidade os vereadores Léo Couto (PSB) e Sargento Reginauro (PROS).

Dia Mundial

A ONU (Organização das Nações Unidas), no fim de 2007, definiu todo 2 de Abril como sendo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, quando cartões-postais de todo o planeta se iluminam de azul para lembrar a data e chamar a atenção da mídia e da sociedade para o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Dessa maneira, objetiva conscientizar a população sobre o assunto, fazendo com que cada vez mais pessoas estejam atentas e preparadas para o diagnóstico precoce, haja vista que o autismo atualmente afeta cerca de 70 bilhões de pessoas em todo o mundo.

Consoante a isso, a Lei Municipal 10.244 de 22 de julho de 2014 instituiu e incluiu no calendário do Município de Fortaleza o “Dia Municipal da Conscientização do Autismo”, tendo em vista que o autismo é extremamente importante para ajudar a alertar a população sobre o tema. Em cunho nacional, também é comemorado o Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo no dia 02 (dois) de abril, instituído pela Lei 13.652, de 2018.

Desde então, a data é celebrada com palestras e eventos públicos, servindo como ferramenta importante e necessária para que todos possam refletir sobre a necessidade de criar soluções inclusivas, assegurando que todos os direitos na Constituição sejam garantidos, como saúde, educação e, principalmente, respeito às necessidades de cada indivíduo e família que convive com o autismo.

Nesse diapasão em 2020, pela primeira vez, a comunidade envolvida com a causa do autismo no Brasil todo segue, unida, em uma campanha nacional com tema único: “Respeito para todo o espectro”, para celebrar a data, usando a hashtag #RESPECTRO nas redes sociais.






















📷Fotos: Divulgação/ André Lima



(*) Com informações da Câmara Municipal de Fortaleza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!