Açude Pereira de Miranda está com apenas 10,45% da sua capacidade total de armazenamento - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

terça-feira, 26 de abril de 2022

Açude Pereira de Miranda está com apenas 10,45% da sua capacidade total de armazenamento

Os dados atualizados nesta terça-feira (26) são do Portal Hidrológico do Ceará, da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Abastecimento, contudo, está garantido.

Açude Pereira de Miranda em Pentecoste, na região Norte do Ceará.  📷Foto: LUAN RODRIGUES


As boas chuvas de março ajudaram a aliviar a situação hídrica do Ceará. A quantidade de reservatórios sangrando no estado já é mais que o dobro do mesmo período no ano anterior. Atualmente, são pelo menos 33 açudes sangrando e oito açudes acima de 90%. 


O açude Pereira de Miranda, um dos maiores do estado, que abastece o município com população estimada em 39.900 habitantes, encontra-se atualmente, com 10,45% da sua capacidade total de armazenamento. Isso representa aproximadamente 37,62 m 3. Sua cota está em 47,42 m. Os dados foram atualizados nesta terça-feira (26) e estão disponíveis no Portal Hidrológico da Cogerh. Abastecimento, contudo, está garantido.


De acordo com dados do Governo do Ceará, Pentecoste está integrado à bacia do Curu e possui um clima tropical quente semiárido com chuvas de janeiro a abril. A maioria das bacias do Ceará está há anos abaixo da média.


Com situação delicada no açude Pereira de Miranda, a Cogerh está monitorando regularmente o manancial e estudando medidas para amenizar o atual quadro. Em caso de mais um ano de chuvas abaixo da média, nessas condições, alternativas devem ser trabalhadas, como perfuração de poços artesanais e adutoras. Em caso de extrema necessidade, a transposição seria uma alternativa, em último recurso.


Sobre o reservatório


A barragem Pereira de Miranda, que está localizada no município de Pentecoste, no Estado do Ceará, a cerca de 85 km da cidade de Fortaleza. O manancial foi construído sobre o leito do rio Canindé , Sistema do rio Curu. É o maior açude da bacia hidrográfica do rio Curu com capacidade de 395.638.000 m³ após a conclusão da obra. Sua construção foi realizada pelo DNOCS sendo concluído em 1957. Com o passar dos anos devido a associação, sua capacidade foi reduzida a 360 milhões de metros cúbicos.


Açudes sangrando


Atualmente, o Ceará tem 34 açudes sangrando segundo informações da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Ainda segundo a Cogerh, o estado tem 41 açudes com volume acima de 90%. 


Mesmo com as chuvas, os maiores açudes do Ceará seguem quase totalmente secos. O Castanhão, maior reservatório do país, tem atualmente 19,61% da sua capacidade, conforme a Cogerh; e o Orós, segundo maior do estado, 46,21%. Já o Banabuiú se encontra com 8,37%.


O período decisivo para a seca no Ceará, a quadra chuvosa, segue até o final de maio. Os dois meses com índices pluviométricos costumam ser março e abril. Em fevereiro, a Funceme lançou prognóstico para o trimestre março-abril-maio que apontava 20% de chances de precipitação acima da média, 45% dentro da média e 35% abaixo.


Açudes sangrando no Ceará:

Maranguapinho

Itapebussu

Caldeirões

Diamantino II

Jenipapo

Itapajé

Gameleira

Germinal

Barragem do Batalhão

Junco

Rosário

Itaúna

Batente

Gangorra

Muquém

Ubaldinho

Cauhipe

Pau Preto

Tijuquinha

Angicos

Valério

Gavião

Poço Verde

São Vicente

Quandú

Acarape do Meio

Frios

Várzea da Volta

Mundaú

Tucunduba

Amanary

Sobral

Acaraú Mirim.

Já sangraram: Cocó e Do Coronel.


Acima de 90%:


Aracoiaba

Araras

Ayres de Sousa

Do Coronel

Olho d’Água

Pacajus

São Domingos II

Trapiá III.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!