Vídeo mostra escola alagada e goteira em teto de ônibus escolar na zona rural de Pentecoste - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

quinta-feira, 24 de março de 2022

Vídeo mostra escola alagada e goteira em teto de ônibus escolar na zona rural de Pentecoste

Um vídeo feito por estudantes mostra a água invadindo a instituição. Nas imagens, alunos usam vassouras e rodos para escoar a água.

📷Foto: Arquivo

A Escola Municipal Prefeito Antônio Carneiro, localizada no distrito de Providência, na zona rural de Pentecoste, ficou alagada mais uma vez nesta quarta-feira (23) por conta da chuva. Vídeos gravados por estudantes, e funcionários da escola mostra o desleixo da gestão com a educação municipal.


Os educandos do ensino fundamental foram prejudicados com a situação e muitos deles ajudaram na limpeza da unidade devido ao mesmo problema. As imagens foram registradas por estudantes, e foram postadas e compartilhadas em redes sociais. Nos vídeos, água invade com força a instituição. Os alunos usam vassouras e rodos para escoar a água.


Em um dos vídeos, funcionários da escola, grava o momento em que os alunos chegam no local em meio a chuva. As imagens mostram o momento em que os estudantes descem do ônibus correndo para dentro da instituição para não se molharem, enquanto isso, os funcionários acabam rindo da situação. Um dos adolescentes que estuda no local, escorregou, caiu e se machucou.


No vídeo, é possível observar várias salas alagadas em um mesmo corredor, que também está com bastante água. O pátio também aparece inundado. De acordo com estudantes, mesmo com todo os transtornos provocados pelo temporal, as aulas na unidade foram mantidas. No entanto, estudantes disseram que problemas com alagamentos no local se repetem há anos e que já teve ocasião em que as aulas do período da manhã e tarde também foram prejudicadas.


📷Foto: Reprodução

Nossa reportagem também teve acesso as condições do ônibus em que os estudantes são transportados. O veículo encontra-se bastante avariado com goteiras no teto. O problema deixa os estudantes desmotivados e com medo de frequentar as aulas. O transporte escolar passa em dezenas de propriedades na região. Foram reportados o veículo tinha alguns acentos sem cinto ou com travas dos cintos sem funcionamento, pneus gastos, janelas quebras, ausência de extintores, muitas goteiras. Eles afirmaram que acabam se molhando durante a viagem. As vezes na ida para escola, e as vezes na volta pra casa. O vídeo ainda, uma goteira na caixa do ar condicionado, é possível ver que, conforme o veículo balança, a água se espalha e acaba atingindo os acentos dos passageiros.


Em conversa com um estudante da escola via WhatsApp ele desabafa:


"A situação da escola, é que quando chove as salas ficam alagadas, prejudicando de as disciplinas serem aplicadas corretamente. O portão auxiliar de entrada, não se pode abrir devido o muro correr risco de cair, aí os estudantes tem que ir pro outro portão, correndo,  levando chuva. Ontem devido as essas correrias, um aluno caiu, por causa do calçamento do pátio, que as pedras se soltaram, ou seja situação bem difícil em todas as circunstâncias!", afirmou o adolescente.


Para além do transtorno gerado pelas poças de água que se acumulam na sala de aula, o ambiente úmido também pode trazer prejuízos para a saúde de professores e alunos. Nessa época do ano, o número de doenças respiratórias cresce mais de 30% por causa do frio e da umidade. É fundamental garantir um ambiente seco e bem ventilado, especialmente nas unidades em que os as crianças permanecem mais tempo por causa da educação integral e veículos seguros para fazer o transporte dos alunos.


A péssima estrutura das escolas interfere nas condições e trabalho das professoras e professores e prejudica também as condições de ensino e de aprendizagem das crianças e adolescentes.


Esses são alguns dos problemas gerados pelo descaso da Prefeitura, que não garante sequer um programa permanente de manutenção e recuperação da estrutura dessas unidades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!