Projeto Redes de Feira Agroecológicas e Solidárias de Pentecoste, completa três anos - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

quinta-feira, 10 de março de 2022

Projeto Redes de Feira Agroecológicas e Solidárias de Pentecoste, completa três anos

As feiras livres, além de espaços comerciais possuem importância sociocultural, pois propiciam a interação entre as pessoas, mantendo viva a diversidade cultural popular e alimentar de uma região.

Projeto Redes de Feira Agroecológicas e Solidárias de Pentecoste 📷Foto: LUAN RODRIGUES


As feiras da agricultura familiar com alimentos orgânicos e agroecológicos vêm cumprindo um papel essencial na segurança alimentar e nutricional da população pentecostense. Embora a pandemia tenha paralisado muitas delas, é necessário destacar seu papel fundamental num cenário de aumento de desemprego e fome no território nacional.


Nesta quinta-feira (10) O Projeto Redes de Feira Agroecológicas e Solidárias de Pentecoste, completa 3 anos de muito trabalho e dedicação. Um pequeno evento com música ao vivo e café da manhã, ocorreu para marcar a data. A feira agroecológica ou feiras orgânicas do município, comercializam os produtos dos agricultores familiares, produção esta livre de agrotóxicos, insumos químicos, podendo ser in natura e/ou beneficiados.


Nossa reportagem esteve no local onde acontece a feirinha, e conversou com o ex-presidente do Sindicado dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Pentecoste, Valdemir Marques. Na ocasião, ele destacou a importância da feira para a agricultura familiar e para economia local. O evento também contou com a participação dos vereadores de Pentecoste Tony Ramos (PT) e Manoel Forte (PSD).


A Feira Agroecológicas e Solidárias fica localizado na rua Antônio Moreira, em Frente ao Sindicado dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Pentecoste. Por volta das 6 horas da manhã, todas as quintas-feiras, os produtores já estão com suas bancas praticamente prontas par receber os clientes. 


As feiras livres, além de espaços comerciais possuem importância sociocultural, pois propiciam a interação entre as pessoas, mantendo viva a diversidade cultural popular e alimentar de uma região.


Desta forma, as feiras agroecológicas necessitam de políticas públicas que qualifiquem as que já existem e criem novas feiras em locais que ainda não têm. Apoiar essas feiras significa apoiar a comercialização, o abastecimento alimentar e os benefícios que essas trazem, como a recuperação e conservação dos solos, da água, da vegetação nativa, a valorização da mulher e do homem do campo, a geração de trabalho e renda, a saúde das pessoas que produzem e consomem, entre outros. Por isso a importância de colaborar com iniciativas que criam ações concretas que ajudam esses trabalhadores familiares a levar comida do campo para a cidade.


No Cadastro Nacional dos Produtores Orgânicos constam mais de 23,3 mil produtores reconhecidos como orgânicos. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), não há dados oficiais específicos sobre as feiras de produtos orgânicos, somente os registros dos produtores, que são fiscalizados pelo órgão para o cumprimento das normas exigidas. De acordo com o Mapa das Feiras Orgânicas do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), existem no Brasil 846 feiras orgânicas ou agroecológicas, 50 comércios e 74 grupos de consumo responsável. 




📷Fotos: LUAN RODRIGUES

Acompanhe a reportagem completa no vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!