Mulher morre após ser atingida por raio no interior do Ceará - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sexta-feira, 18 de março de 2022

Mulher morre após ser atingida por raio no interior do Ceará

Durante o período de chuvas intensas, o Corpo de Bombeiros do Ceará alerta para o perigo de descargas elétricas, que representam riscos.

📷Foto: Reprodução


Uma mulher de 60 anos morreu após ser atingida por um raio manhã desta sexta-feira, 18, na localidade de Tucunzeiro, na zona rural do município de Acaraú, no interior do Ceará.


De acordo com testemunhas, ela trabalhava com o companheiro, coletando material para reciclagem quando foi atingida pela descarga elétrica. A vítima, identificada como Maria José do Nascimento Inácio morreu na hora. O companheiro da mulher, identificado como Francisco Assis, estava distante da vítima no momento do ocorrido e não chegou a ser atingido pela descarga, segundo as informações preliminares. 


O corpo de Maria foi levado pelo Rabecão para o Núcleo da Perícia Forense da cidade de Sobral, para serem tomadas as medidas legais cabíveis.


Alerta do Corpo de Bombeiros


Durante o período de chuvas intensas, o Corpo de Bombeiros do Ceará alerta para o perigo de descargas elétricas, que representam riscos. Com a incidência de raios durante eventos dessa natureza, é preciso redobrar os cuidados durante os temporais, seja dentro ou fora de casa.


O Corpo de Bombeiros alerta ainda que não é recomendável abrigar-se sob árvores. Em casos de chuvas intensas, as pessoas também são orientadas a evitar locais como praias, açudes, piscinas etc.


Caso isso aconteça, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) deve ser acionado imediatamente, por meio do telefone 192.


Dados


O Sistema de Monitoramento e Alerta da concessionária de energia do Ceará já contabilizou mais de 32.964 raios em 2022, A maior incidência foi registrada nas macrorregiões Sertão de Crateús, Vale do Jaguaribe e Centro-Sul.


Confira as principais dicas listadas pela Rede Integrada Nacional de Detecção de Descargas Atmosféricas (Rindat):

> Evite sair à rua em caso de tempestade.
> Se já estiver fora quando começar o temporal, procure abrigo, de preferência em áreas cobertas e protegidas, como casas e prédios, ou abrigos subterrâneos, como metrôs e túneis. 
> Evite "locais extremamente perigosos durante uma tempestade", tais como: topos de morros ou cordilheiras, topos de prédios, áreas abertas, campos de futebol ou de golfe, estacionamentos abertos e quadras de tênis abertas.
> Tente não ficar perto de cercas de arame, varais metálicos, trilhos e árvores isoladas e estruturas altas como torres, linhas telefônicas e linhas de energia elétrica.
> Se estiver jogando futebol, deixe o campo e vá para um local coberto.
> Evite segurar objetos metálicos longos, tais como varas de pesca, tripés e tacos de golfe, empinar pipas e aeromodelos com fio.

E se não tiver para onde ir e eu estiver em área totalmente aberta, como um campo?

Caso não tenha nenhum abrigo próximo, a Rindat sugere o seguinte: ajoelhe-se e curve-se para a frente, colocando suas mãos nos joelhos e sua cabeça entre eles. Não se deite no chão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!