Ceará encerra 2021 com redução de territórios com seca, aponta monitor - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

Ceará encerra 2021 com redução de territórios com seca, aponta monitor

O Nordeste teve a menor severidade do mês e foi a única região a não ter registro de seca extrema ou seca excepcional.

📷Foto: Reprodução

O Ceará teve uma redução dos territórios com seca em dezembro de 2021, segundo o Monitor de Secas. Considerando as quatro regiões acompanhadas pelo Monitor, a maior severidade observada em dezembro aconteceu no Sudeste, que registrou 8% de seca excepcional, a mais severa da escala. Já o Nordeste teve a menor severidade do mês e foi a única região a não ter registro de seca extrema ou excepcional no período.

Ainda segundo o relatório do Monitor de Secas, seis estados registraram seca em 100% do território em dezembro: Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe. O Distrito Federal é a unidade da federação livre do fenômeno e os demais 14 estados acompanhados pelo Monitor apresentam entre 10,7% e 97,9% de suas áreas com seca.

Em decorrência de chuvas muito acima da média em dezembro, houve uma significativa diminuição da seca no Nordeste, especialmente com o recuo das secas fraca e moderada em grande parte da Bahia, Maranhão e Piauí. Outro destaque foi a atenuação do fenômeno no sudeste do Piauí, norte de Sergipe e sudoeste de Alagoas; onde a seca passou de grave para moderada.


📷Foto: Ascom SRH


Seca no Brasil

O Monitor realiza o acompanhamento contínuo do grau de severidade das secas no Brasil com base em indicadores do fenômeno e nos impactos causados em curto e longo prazo. Os impactos de curto prazo são para déficits de precipitações recentes até seis meses. Acima desse período, os impactos são de longo prazo. Essa ferramenta vem sendo utilizada para auxiliar a execução de políticas públicas de combate à seca.

O projeto tem como principal produto o Mapa do Monitor, construído mensalmente a partir da colaboração dos estados integrantes e de uma rede de instituições parceiras que assumem diferentes papéis na rotina de sua elaboração. No Ceará, a Secretaria dos Recursos Hídricos, através da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), colabora com informações.

A metodologia do Monitor de Secas foi baseada no modelo de acompanhamento de secas dos Estados Unidos e do México. O cronograma de atividades inclui as fases de coleta de dados, cálculo dos indicadores de seca, traçado dos rascunhos do Mapa pela equipe de autoria, validação dos estados envolvidos e divulgação da versão final do Mapa do Monitor, que indica a ausência do fenômeno ou uma seca relativa, significando que as categorias de seca em uma determinada área são estabelecidas em relação ao próprio histórico da região.



(*) Com informações do gcmais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!