Chuva de 160 milímetros é registrada no primeiro dia de verão no Ceará - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Chuva de 160 milímetros é registrada no primeiro dia de verão no Ceará

O verão é caracterizada pelo aumento das temperaturas e dos índices pluviométricos. 

📷Foto: Reprodução

O verão, uma das quatro estações do ano, sucede a primavera e antecede o outono. Suas principais características são as elevadas temperaturas e o aumento dos índices pluviométricos.


Em Brejo Santo, na Região do Cariri do Ceará, a cidade registrou chuva de 160 milímetros entre segunda-feira (20) e terça-feira (21), segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Hoje é o primeiro dia de verão no hemisfério sul da Terra. Este período tem  a estação é mais chuvosa no Ceará.


Durante o fim de semana choveu em pelo menos 17 municípios no intervalo entre sábado (18) e domingo (19). Também houve chuva forte também em Porteiras (82 milímetros), Salitre (66 milímetros), Jardim (64 milímetros), Jati (62) e Missão Velha (50 milímetros). Houve chuva em 52 dos 184 municípios do estado.


Características do verão


O verão é caracterizada pelo aumento das temperaturas e dos índices pluviométricos. Normalmente, nessa estação, os dias são mais longos que as noites em virtude da maior incidência solar em um dos hemisférios.


Nessa época, podem ser observadas mudanças repentinas do tempo, ocorrendo chuvas de rápida duração, conhecidas como chuvas de verão ou convectivas. Apesar de serem rápidas, costumam ser intensas e acontecem, normalmente, no fim da tarde, quando os índices de evaporação das águas (rios, lagos, mares) estão mais altos.



Redação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!