Verme do olho: Pescadores acumulam prejuízo por conta de 'fake news' em Pentecoste - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Verme do olho: Pescadores acumulam prejuízo por conta de 'fake news' em Pentecoste

Feirantes relatam queda nas vendas de peixes no município.

Produtores e pescadores fizeram uma ação para chamar a atenção das autoridades, a fim de diminuir o pânico na população ( 📷Foto LUAN RODRIGUES)


Circulam nas redes sociais a notícia de uma doença que acomete os olhos de peixes de nossa região. O temor em acometer humanos está contribuindo para que muitas pessoas deixam de consumir o pescado. Um vídeo do peixe Tucunaré com larvas nos olhos também viralizaram nas redes sociais em todo Brasil. 


A maior parte dos casos está concentrada na região Norte do país, mas ainda assim toda a cadeia produtiva vem sofrendo prejuízos por conta de informações falsas que estão circulando. Por conta disso, consumidores em Pentecoste e região estão deixando de comprar peixes. Até quem vende peixe de água salgada está reclamando dos prejuízos.


Os especialistas confirmam que se trata de um vídeo verdadeiro, pois os parasitas se proliferam nos peixes como uma espécie de hospedeiro. O que é falso na publicação é o texto. A postagem informa que várias pessoas morreram por conta dos parasitas. 


Atualmente faz parte da cultura da região consumir peixes de rios de água doce, e de criatórios particulares. E como todos sabem, os peixes são serem vivos, e assim passíveis de serem afetados por parasitoses. E uma das parasitoses que pode afetar a saúde dos peixes, atingindo também seus olhos, é causado pelo parasita da família Diplostomidae.


Em Pentecoste, muitos pescadores estão sendo prejudicados com a notícia falsa e viram o faturamento de suas vendas despencarem em até 80%.


Nossa reportagem foi acionada na manhã desta sexta-feira (01), para acompanhar o drama que esses chefes de família que estão passando tendo ao verem suas vendas caírem por conta da grande repercussão do vídeo e boatos que gerou pânico aos consumidores apreciadores do pescado.


Eles reivindicam das autoridades municipais e estaduais que se manifestem sobre o assunto, haja em vista o grande número de desinformação que está chegando até a população. Pois no momento, eles afirmam bastante dificuldade para vender seus pescados na cidade, e recorrem a andar quilômetros, alguns deles chegam a ir até em outro município para conseguir a venda do produto para não ficarem no prejuízo.


Feirantes relatam queda nas vendas de peixes no município.


"Todo mundo sentindo. Despencou a venda. Isso nos preocupa muito porque a nossa produção gera emprego e renda, e nessa crise mundial que estamos vivendo, vem uma má notícia dessas e nos prejudicou muito. Estamos aqui para dizer que não se preocupem e consumam peixe porque estamos livre dessa doença", disse um feirante.


Um pescador que vende peixe há mais de 20 anos e sentiu as vendas despencaram nos últimos dias.


"Através desse problema que está tendo com o peixe, a venda caiu muito", disse o pescador.


Veja alguns dos vídeos que circulam na internet:






O verme


O “verme do olho” é um trematódeo digenético que ocorre naturalmente em peixes de água doce de diversas regiões do país, como os tucunarés, matrinxãs, traíras, corvinas, carás, jacundás, entre outros peixes de rios e reservatórios. Na realidade, há condições extremamente favoráveis ao desenvolvimento desse parasito nas pisciculturas: águas represadas, presença de caramujos e constantes visitas de aves piscívoras, além de outros fatores.


Especialistas ressaltam que é muito comum que os peixes tenham esse tipo de parasitas. Se houver manipulação e cozimento corretos do peixe , não há, no entanto, a possibilidade de contaminação e ressaltou que o mercado da piscicultura é muito importante para o Brasil. 


Acompanhe a reportagem completa gravada na manhã desta sexta-feira (01), no açude Pereira de Miranda.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!