Conforme a pesquisa, dos 21 produtos monitorados, sete tiveram redução na expectativa de produção em setembro.
Agricultores da áreas rurais de várias localidades de Pentecoste, devem começar em breve a colheita do feijão e frutos, que é feita sob irrigação. Até o momento, as chuvas, mesmo abaixo das médias, têm ocorrido de maneira esparsa, dando condições mínimas de desenvolvimento para a cultura.
Um prognóstico realizado pelo Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) no início deste mês, mostrou que com chuvas irregulares, a projeção para a safra de grãos do Ceará neste ano ficou em 574,7 mil toneladas, volume 27,65% menor que o obtido em 2020 (794,4 mil toneladas). As informações foram divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo o levantamento, o Ceará deve obter 653,6 mil toneladas de grãos na próxima colheita, volume 10,1% maior que as 593,5 mil toneladas da safra 2020/2021.
Cultivado em todos os municípios do Estado, o feijão de arranca 1ª safra se deu pela redução dos rendimentos com as chuvas irregulares em Alcântaras e Meruoca.
No caso do feijão de corda 2ª safra irrigado, a área plantada foi diminuída por conta dos custos com energia elétrica e da mão de obra, além de ter sido substituída pela carcinicultura.
Conforme a pesquisa, dos 21 produtos monitorados, sete tiveram redução na expectativa de produção em setembro
O Ceará é o principal produtor de feijão do Nordeste e um dos principais do Brasil nessa que é chamada terceira safra.
O Nordeste deve atingir 24,4 milhões de toneladas de grãos produzidos na safra 2021/2022, o que representa um aumento de 3,5%.
Melancia
Neste ano, a produção de frutas no Ceará deverá atingir o volume de 1,048 milhão de toneladas, segundo informou nesta quinta-feira, 10, o IBGE. O valor, referente ao levantamento realizado em maio, é 0,34% superior ao estimado em abril (1.044.529 t) e 5,79% maior do projetado em janeiro (990.741 t).
Por outro lado, houve redução na expectativa de produção para o limão irrigado, melancia irrigada, e uva. Já para a melancia irrigada, houve redução da expectativa de produção em razão da redução de área em Iguatu, uma vez que os produtores não estavam conseguindo comercializar devido à baixa demanda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário