Cidade de Marco, no Ceará, registra foco de peste suína - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Cidade de Marco, no Ceará, registra foco de peste suína

Doença pode matar javalis e suínos, mas não contamina outros animais ou humanos.

📷Foto: Reprodução/ TV Gazeta

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) confirmou foco de peste suína clássica (PSC) na cidade Marco, no Interior do Ceará. Foco da peste foi registrado em pequena fazenda do município.


O caso foi identificado durante uma ação de vigilância epidemiológica de rotina, realizada pelos fiscais médicos-veterinários da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri).


Conforme comunicado da OIE, foram registrados casos em nove animais da propriedade. Oito deles morreram e um foi sacrificado. 


A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) investiga a origem da doença que não causa risco à saúde humana.


A peste suína clássica é uma doença viral que apresenta elevada taxa de contaminação aos suínos. A doença viral que é, com frequência, mortal aos suínos e javalis. Ela pode ocorrer na forma clássica ou africana, mas não contamina outros animais ou humanos.


A peste suína já teve, em 2018, foco confirmada nas cidades de Forquilha, Groaíras e Santa Quitéria. Em 2020, os municípios de Chaval e Granja ficaram em alerta após foco no estado vizinho do Piauí. 


Principais sintomas da peste suína:

> apatia,

> perda de apetite,

> febre (41°C) com amontoamento dos animais,

> incoordenação motora,

> ataxia,

> diarreia,

> conjuntivite,

> petéquias (pontos hemorrágicos),

> cianose da pele

> alta mortalidade em animais jovens.


Notificação

Em caso de suspeita da PSC, o produtor deve entrar em contato com a Diretoria de Sanidade Animal na Adagri, que enviará uma equipe de veterinários ao local para avaliar se os animais têm sintomas da doença.  

Se for preciso, serão coletadas amostras de sangue e feito uma biópsia. Sendo descartada, a propriedade é liberada. Já quando confirmada, é feita a interdição e a vigilância de todas as propriedades vizinhas.  

Telefone: 08002800410 

E-mail: disan@adagro.ce.gov.br.

O site do Ministério da Agricultura disponibiliza contatos para notificação dos casos de peste suína em cada estado. No link, clique no ícone de cada estado para ver o número de contato.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!