Hemoce faz coleta de sangue nesta quarta-feira (08) em Pentecoste - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Hemoce faz coleta de sangue nesta quarta-feira (08) em Pentecoste

Para não gerar aglomerações, uma das estratégias foi o agendamento das doações, que pode ser feito pela internet.

📷Foto: Luan Rodrigues/ Arquivo/ Notícias de Pentecoste

O município de Pentecoste está recebendo nesta quinta-feira (08) equipes do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) no CSU. O horário de atendimento será das 09h às 16h. O doador deve estar fazendo o uso de máscara no local.


O sangue doado no Hemoce garante atendimento a 427 unidades de saúde na capital e no interior do Ceará, oferecendo serviço de qualidade e seguro para quem precisa de transfusão de sangue. A solidariedade da população cearense é essencial para ajudar a salvar vidas já que o sangue não tem nenhum substituto.


O Hemoce ajuda diariamente a salvar vidas de pessoas que depende das transfusões de sangue e transplante de medula óssea para sobreviver. Para Anne Leite, funcionária do Hemoce, "Doar sangue é um ato de solidariedade. Cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas."


A corrida pela vacinação contra a covid-19 despertou dúvidas na população do Ceará em relação à doação de sangue. Não só os imunizados mas também os que contraíram a doença vêm procurando o Hemocentro para saber se isso poderia impedir o gesto de solidariedade. Nenhum dos dois é impeditivo, mas é preciso respeitar orientações da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).


É necessário aguardar somente sete dias após a aplicação da segunda dose do imunizante . Na realidade, cada tipo de vacina contra o coronavírus apresenta temporalidade diferente para se efetuar a doação de sangue.


Tempo de espera após se imunizar contra a Covid – 19 de acordo com a vacina:

Coronavac – 2 dias após cada dose
AstraZeneca – 7 dias após cada dose
Pfizer – 7 dias após cada dose
Janssen – 7 dias após a dose


O que é necessário para doar sangue:

– Ter entre 18  e 69 anos ( a partir de 16 anos é possível doar com a autorização dos responsáveis);
– Peso: a partir de 51 kg;
– Estar em boas condições de saúde;
– Estar bem-alimentado;
– Dormir pelo menos 6 horas na noite anterior;
– Não ter feito tatuagem até 1 ano antes da doação;
– Não ingerir álcool até 12 horas antes;
– Evitar fumar até 2 horas antes;
– Apresentar documento com foto;


Para garantir a segurança de funcionários e doadores, o Hemoce reforçou as medidas de prevenção. Uma das estratégias foi o agendamento das doações, que pode ser feito pelos números (85) 3101.2300 e (85) 9 96817597 (WhastApp) ou pela internet. Por meio do link doador.hemoce.gov.ce.br, o doador reserva dia, local e horário para doar.


Os candidatos à doação de sangue com idade entre 16 e 17 anos, devem apresentar o Termo de Consentimento assinado pelo responsável legal, disponível em www.hemoce.gov.br.


A doação de sangue e seu processamento são fundamentais para garantir a disponibilização de componentes sanguíneos para os pacientes que necessitam de transfusão, como vítimas de acidentes, que necessitam de cirurgias ou outras situações clínicas. Uma simples doação pode salvar muitas vidas. Toda pessoa em boas condições de saúde pode doar sangue sem qualquer risco ou prejuízo à sua saúde. Acompanhe mais informações na entrevista feita com a Assistente Social Anne Lima no vídeo a seguir:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!