22 de setembro, Dia do Contador - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

quarta-feira, 22 de setembro de 2021

22 de setembro, Dia do Contador

Confira o artigo escrito pelo Contador e Fundador da Setec, Elieu Lima, em homenagem ao Dia do Contador.

📷Foto: Reprodução


Dia do Contador é comemorado anualmente em 22 de setembro no Brasil.

Esta data é uma homenagem ao profissional que estuda e avalia as atividades financeiras de uma empresa, ou seja, o chamado “Contador”.

É esse profissional que tem ao seu cargo as questões tributárias e patrimoniais da empresa, e passa o seu dia a dia envolvido em planilhas, calculadoras e muitos cálculos.

Origem do Dia do Contador

O Dia do Contador se comemora nesta data em homenagem à criação do primeiro curso de Ciências Contábeis no Brasil.

O Decreto de Lei nº 7.988, de 22 de setembro de 1945, assinado pelo Presidente Getúlio Vargas, regulamenta e torna oficial a criação do primeiro curso de ensino superior em Ciências Contábeis, na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

Até então, só existiam cursos técnicos e profissionalizantes de contabilidade no país.

Artigo para o Dia do Contador escrita pelo Contador e Fundador da Setec, Elieu Lima:

"DIFERENÇA DA PROFISSÃO DE MÉDICO E A DE CONTADOR E SUAS IMPORTÂNCIAS E COMPLEXIDADES."

Hoje dia do contador. Em meu nome Elieu Lima e Elieu Júnior e Pedrita Gomes e de todos os que fazem a SETEC, estamos parabenizando todos os colegas contadores pelo o dia de hoje, o dia do contador. Também agradecer a Deus por nos ter dado a oportunidade de conhecê-lo e por em prática seus ensinamentos no exercício de nossas atividades de assessoria contábil há 36 anos no mercado em competitividade e sucesso constante, respeitando a ética profissional e atingindo o foco almejado, resguardando a imagem e a vida financeira de nossos clientes, obedecendo os limites e parâmetros, normas técnicas e normas jurídicas, evitando sanções jurídicas para nossos clientes e nossa empresa. De vez a comprovação sucesso inteligente e capacidade técnica ocorre apenas a partir do quinto  ano do fato gerador, ou seja, da data da execução dos serviços até cinco anos seguintes, momento que se dar a prescrição da cobrança dos possíveis valores ou diferenças não pagas pelos empresas ou possíveis irregularidades detectadas pelo fisco. A grande diferença dessas duas profissões é que o médico cuida da saúde física e mental dos acionistas e sócios das empresas e das pessoas físicas de modo geral. Enquanto o contador cuida da saúde, viabilizando a prevenção da doença física e mental dos acionistas e dos sócios das empresas, quando da realização de suas atividades de contador,  atingindo os objetivos desejados que é o crescimento inteligente dos sócios e acionistas e o crescimento das empresas, evitando não deixar margem de riscos de eventuais constrangimentos futuros para os seus clientes. De vez o contador tem que acertar sempre. Um orientação errônea, arriscadas, sem medidas, sem parâmetros e sem limites poderá causar danos materiais e danos de saúde física e mental aos empresários, algumas situações de danos são irreversíveis na solvência financeira da empresa e dos acionistas e sócios e  quando ocorre, geralmente dar um desgoverno na vida financeira da família e iminência de falência famíliar. Que Deus abençoe a vida e a família de todos os profissionais contadores e ilumine e desperte a autorresponsabilidade na profissão pela preservação da vida das empresas e o bem estar e sucesso inteligente na vida profissional e pessoal e famíliar do profissional de contabilidade "Contador".



Artigo de autoria do Antônio Elieu Lima de Sousa, graduado em Ciências Contábeis, graduando em Direito. Especialialista em contabilidade, gestão empresarial, gestão tributária, gestão administrativa e especialista em reestruturação empresarial. Sócio fundador da SETEC - SERVICOS TÉCNICOS & CONTÁBEIS LTDA, Há 35 anos no mercado de contabilidade, dentre as mais renomadas empresas do ramo de contabilidade do Estado do Ceará. Sede própria em Pentecoste e atual no Vale do Curu, Vale do Acaraú, Pentecoste, São Luís do Curu, Paraípaba, Paracuru, São Gonçalo do Amarante, Caucaia, Fortaleza, Maracanaú, Pindoretama, Caridade, Cariré e em outras unidades da Federação. Nesse momento de pandemia e de grandes dificuldades financeiras, dando ênfase na reestruturação empresarial.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!