Vereadores debatem soluções para o trânsito em Pentecoste - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Vereadores debatem soluções para o trânsito em Pentecoste

Nos últimos dias, vários acidentes de trânsito alguns com vítimas fatais, foram registrados em avenidas movimentadas de Pentecoste. 

📷Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Mais uma Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Pentecoste aconteceu nesta segunda-feira, dia 02 de agosto. Na ocasião, os vereadores debateram a respeito da necessidade emergente de implantação municipalização do transito na cidade.


Os vereadores cobraram respostas para pedidos de instalação de redutores de velocidade, melhorias de faixas de pedestres, sinalização, entre outros problemas, que a população apresenta como necessidades. 


Nos últimos dias, vários acidentes de trânsito alguns com vítimas fatais, foram registrados em avenidas movimentadas de Pentecoste. Um trecho da CE 341, que liga o Bairro XV de Novembro ao Bairro São Pedro na Ombreira, frequentemente registra acidentes, principalmente no final de semana. No final do mês de julho, uma  colisão entre um carro e uma motocicleta deixou um jovem gravemente ferido. Segundo informações, ele teria quebrado as duas pernas durante o acidente. Neste domingo (01), uma mulher e um homem em uma motocicleta, ficaram feridos após um acidente. A jovem foi socorrida e levada para a UPA24H de Pentecoste (Unidade de Pronto Atendimento) com ferimentos delicados.


O vereador Flavio Carneiro do PDT, acredita que a culpa é do povo, pelo fato dos condutores dos veículos andarem desabilitados e não utilizar equipamentos de proteção adequados. O vereador acredita que uma opção de conscientização, seria mexer no bolso dos condutores, com a criação de uma Autarquia Municipal de Trânsito.


Para o vereador Cassio do Avante, entrou com um requerimento pedindo a implementação de redutores de velocidade como uma forma de inibir os acidentes no local. Cassio também enfatizou a irresponsabilidade de alguns motoristas dirigirem alcoolizados pelas ruas do município, alertou aos pais dos menores a responsabilidade de fiscalizar e prevenir dos riscos que eles correm ao conduzir um veículo sem permissão e as vezes sobre o efeito de bebida alcoólica e cobrou do prefeito providências para resolver a problemática.


Hailton Castro do PT, pediu uma fiscalização mais rigorosa da Polícia Militar e Guarda Municipal, no sentido de evitar a aglomeração de motos próximo a galeria da parede do açude Pereira de Miranda. Segundo o parlamentar, o fluxo de intenso de motos estacionadas na via, pode acabar gerando graves acidentes.


Na opinião do vereador Daniel Castro (PDT) e Valdelice Braga do PDT, o que poderia ser feito para acabar com os acidentes frequentes no local, seria um projeto legislativo estadual mudando o trecho da CE 341 que fica em cima da barragem Pereira de Miranda para baixo, instalando broquetes em toda a extensão da parede, enriquecendo até mesmo o turismo na região. 


Já para a vereador Tiago Azevedo, a responsabilidade dos acidentes que ocorrem na parede do açude, é do prefeito municipal. Pois segundo o parlamentar, o gestor é responsável por buscar melhorias visando melhorar o trânsito na cidade.


Gerenciar o trânsito é responsabilidade dos municípios, que devem cumprir 21 atribuições que estão no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Entre elas, cabe às prefeituras: planejar, regulamentar, implantar e controlar o trânsito de veículos, de pedestres e de animais no perímetro urbano, além de promover a circulação de ciclistas.


Para isso, é necessária a criação de departamentos e companhias municipais de trânsito.


A falta de organização no trânsito, na maioria dos municípios, põe em risco a vida de motoristas e pedestres. Existem casos em que o setor de trânsito do município não possui nenhum engenheiro, ou ação específica atuando no departamento, logo, também não há fiscalização. Em grande parte das cidades no interior, o número de acidentes é maior, e com o crescimento acelerado na frota de veículos, os acidentes também aumentam.


Mas há municípios que são bons exemplos de trânsito organizado, ruas bem sinalizadas para motoristas e pedestres, e fiscalização permanente. Obrigações que podem ajudar a garantir a segurança e aliviar o estresse do dia-a-dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!