Pentecoste completa 148 anos de Emancipação Política nesta segunda-feira (23) - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Pentecoste completa 148 anos de Emancipação Política nesta segunda-feira (23)

Que esta data seja muito comemorada e que Pentecoste permaneça assim, tão especial e importante em nossas Vidas. São 148 anos de uma história que nos enche de orgulho. 

📷Foto: Divulgação

O município de Pentecoste completa nesta segunda-feira (23) seus 148 anos de emancipação política. Pentecoste e seus 37 mil habitantes comemoraram mais um aniversário, rendendo homenagens ao crescimento da cidade. Com a impossibilidade de realizar grandes eventos presenciais neste momento por conta da pandemia do novo coronavírus, a Administração Municipal preparou uma programação especial de aniversário que faz uma conexão direta com o futuro, precisamente com os 148 anos da cidade.


O município fica da região norte cearense, microrregião do Médio Curu. Fundada em 23 de agosto de 1873, hoje tem população estimada em 37.900 habitantes, de acordo com os últimos dados feito pelo IBGE. Chamou-se primitivamente Conceição da Barra ou Barra da Conceição. Suas origens remontam ao século XIX, quando Bernardino Gomes Bezerra, fazendeiro em Canindé e residente na região praieira do Acaraú, construiu nas proximidades da Fazenda Barrinha, pertencente a Francisco Ferreira Azevedo, uma casa onde fixaria morada (1860). Surgiram em consequência outros moradores, edificando novas residências e contribuindo para a formação do arraial. A elevação do povoado à categoria de vila provém da Lei nº 1.542. Suas origens remontam ao século XIX. É um Município cearense de fé que tem em sua bandeira uma homenagem a Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Pentecoste.


O principal ponto turístico e fonte de desenvolvimento e renda, é o Açude Pereira de Miranda, que foi inaugurado em 1957 pelo Presidente Juscelino Kubitschek. O local virou atrativo onde os visitantes podem desfrutar de uma bela vista privilegiada em um passeio de barco, tendo como paisagem a natureza que beneficia a Região. Além de ser um meio de transporte para os moradores das localidades vizinhas.


A terra do peixe como é conhecida tem destaque cearense e nacional com a famosa tilápia, um peixe que é produzido nos açudes e consumido em todo o Estado em quantidades superiores à verificada em quase todos os Estados da Federação. O que o público em geral não sabe é que, nessa história de transformação da tilápia como opção disponível e definitiva no cardápio dos cearenses, o DNOCS, por intermédio do seu Centro de Pesquisas em Aquicultura, foi peça importante e contínua, mesmo com as dificuldades, tentando consolidar não só as tilápias, mas várias outras espécies cultivadas em águas continentais, como, por exemplo, o pirarucu, peixe de carne extremamente saborosa e de alto potencial para a piscicultura brasileira.


O comércio também acompanhou esse desenvolvimento e hoje atende a todas as necessidades da população. Boa parte desses comércios originados das mãos de moradores da própria cidade se expandiu também com o crescimento e avanço do município.


Que esta data seja muito comemorada e que Pentecoste permaneça assim, tão especial e importante em nossas Vidas. São 148 anos de uma história que nos enche de orgulho. Neste momento, a melhor maneira de celebrar a nossa cidade é respeitando os protocolos de saúde e as medidas restritivas. Ainda teremos muitos e muitos anos para comemorar da forma como todos gostaríamos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!