Sesc Iparana Hotel Ecológico realiza webinar Meio Ambiente e Sustentabilidade - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sábado, 26 de junho de 2021

Sesc Iparana Hotel Ecológico realiza webinar Meio Ambiente e Sustentabilidade

O evento é online, gratuito e contará com palestrantes especialistas no assunto.

📷Foto: Reprodução

Sesc Iparana Hotel Ecológico promove nos dias 21, 22, 28 e 29 de junho o webinar Meio Ambiente e Sustentabilidade. A iniciativa é uma oportunidade de discutir com a sociedade a importância do cuidado para com o meio ambiente. Serão quatro temas levantados com a participação de consultores, educadores e especialistas ambientais. O evento será totalmente online e gratuito, transmitido através do Youtube Sesc Ceará, sempre às 15h.


De acordo com Samuel Moreira, supervisor pedagógico do setor de Educação Ambiental do Sesc Iparana, o webinar tem como objetivo fortalecer cada vez mais a atuação do Sesc Iparana Hotel Ecológico em relação a preservação do meio ambiente, e o fortalecimento da cidadania por uma cultura mais igualitária, visando ainda difundir e incentivar uma maior consciência na população sobre a importância da adoção de hábitos sustentáveis.

“É importante entender que a sustentabilidade é uma preocupação crescente e global, uma vez que os recursos naturais estão cada vez mais ameaçados em consequência da ação humana”, ponderou.

A abertura do webinar acontecerá no dia 21 com o tema Educação Ambiental no Sesc Iparana Hotel Ecológico, que abordará todos os projetos de educação ambiental realizados pelo Sesc Iparana. No dia 22 acontece a palestra Surfando na onda da Brigada: sensibilização ambiental, arte e educação – Brigada da Natureza, um projeto de educação ambiental realizado pela ONG Aquasis em convênio com o Sesc Iparana Hotel Ecológico.

No dia 28 a palestra será ministrada pelo secretário de Meio Ambiente do Estado do Ceará, Artur Bruno, com o assunto Meio Ambiente e Sustentabilidade. Finalizando o primeiro ciclo da webinar, dia 29 acontecerá à palestra Objetivo do Desenvolvimento Sustentável na prática, que contará com a diretora de Sustentabilidade do movimento Winds for Future, Deborah Lilienfeld.

Samuel Moreira, pontua que a escolha dos temas para esse webinar levou em consideração o fato de que as questões ambientais estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia, revelando o fato que estamos vivendo momentos de desequilíbrio e desarmonia com a natureza.

“Dessa forma, o webinar propõe a discussão para a construção coletiva do equilíbrio entre a relação sociedade versus natureza, por meio de alternativas sustentáveis e sensibilização da sociedade para essas questões, principalmente por meio da mudança de comportamento”, pontua.

De acordo com Samuel Moreira, o webinar Meio Ambiente e Sustentabilidade terá outras edições, dando continuidade com outros palestrantes e levantando diferentes temáticas sobre esse assunto tão pertinente e necessário. “Essa é apenas primeira edição. O evento terá continuidade como um projeto importante do Sesc Iparana Hotel Ecológico”, esclarece.

 

Programação: 

 

21 de Junho – Segunda-feira

Tema: Educação Ambiental no Sesc Iparana Hotel Ecológico  

Horário: 15h
Transmissão: Canal Youtube Sesc Ceará

Palestrante: Samuel Moreira (Supervisor Pedagógico – Sesc Iparana)
Moderador: Tiago Machado (Consultor Ambiental Sesc/Senac Ceará)

22 de Junho – Terça-feira

Tema: Surfando na onda da Brigada: Sensibilização ambiental, arte e educação.

 
Horário: 15h
Transmissão: Canal Youtube Sesc Ceará

Palestrante: Olga Lisboa (Educadora Ambiental – AQUASIS)
Moderador: Samuel Moreira (Supervisor Pedagógico – Sesc Iparana)

 

28 de Junho – Segunda-feira

Tema: Meio Ambiente e Sustentabilidade 

Horário: 15h
Transmissão: Canal Youtube Sesc Ceará

Palestrante: Artur Bruno (Secretário de Meio Ambiente do Ceará)
Moderador: Francisco Cardoso (Educador Ambiental – Sesc Iparana)

 

29 de Junho – Terça-feira

Tema: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Prática 

Horário: 15h
Transmissão: Canal Youtube Sesc Ceará

Palestrante: Deborah Lilienfeld (Diretora de Sustentabilidade do movimento Winds for Future)
Moderador: Francisco Cardoso (Educador Ambiental – Sesc Iparana)

Convidados:  

 

Tiago Machado

MBA – Consultor de empresas e professor de Pós-grsaduação FAAP, formado em administração de empresas pela Unifor, Pós-graduado em Gestão Ambiental pelo Senac e na Fundação Getúlio Vargas, em Marketing pela ESPM, e um MBA em International Management pela Thunderbird, The Graduate School of International Management (Arizona/EUA). Empreendedor com vasta experiência em grandes multinacionais dos segmentos de cosmético, médico-hospitalar, financeiro. Educador permanente atua com instituições que estão ingressando em um modelo de gestão sustentável, mas também outras que procuram avançar no mercado, superando seus competidores através de programas de treinamento únicos. Através de seus projetos, atua fortemente no fomento de parcerias e de projetos inovadores por meio de uma vasta rede de contatos pelo Brasil e exterior. Sócio fundador do Instituto Ecozilla de Sustentabilidade desde 2015 e atual consultor responsável pela sustentabilidade do sistema Fecomércio Ceará desde 2019.

 

Samuel Moreira 

Pedagogo, Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, Língua Portuguesa e Literatura, Atendimento Educacional Especializado e Graduando em Gestão Ambiental pela Centro Universitário Ateneu. Atuou como professor de educação básica nos municípios de Paramoti, General Sampaio, Apuiarés e Fortaleza no estado do Ceará. Ainda no município de General Sampaio foi Coordenador Pedagógico, articulador de ações da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA), Gerente Municipal da Educação de Jovens e Adultos, Formador de professores através do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, Formador de monitores do software Luz do Saber. Atuou também como professor universitário nos cursos de pós-graduação da Faculdade Católica Nossa Senhora das Vitórias, CEPROME de Caucaia e Supervisor Pedagógico dos cursos de Idiomas e Pré-vestibular da Escola Educar Sesc Fortaleza. Atualmente atua como Supervisor Pedagógico do setor de Educação Ambiental do Sesc Iparana Hotel Ecológico.

 

Francisco Cardoso 

Engenheiro Agrônomo, Mestre em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Na graduação foi monitor acadêmico, bolsista de iniciação cientifica e bolsista de extensão em projetos comunitários, ambientais e escolares, pela ONG Adelco e Prefeitura de Fortaleza por meio de convênio com a universidade. No mestrado foi professor assistente das aulas práticas da disciplina de graduação, Biológia e Biotecnologia do Solo, pelo Departamento de Ciências do Solo – UFC. Teve como pesquisa de dissertação de mestrado uma unidade de conservação e uma área desertificada do Bioma Caatinga, no Município de General Sampaio, Ceará. Foi Coordenador Ambiental pela ONG AQUASIS, Analista Assistencial e atualmente Educador Ambiental do Sesc Iparana Hotel Ecológico.

 

Olga Lisboa 

Bióloga, formada na Universidade Federal do Ceará (UFC). Ao longo da graduação, participou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid-Biologia). Iniciou o caminho na Educação Ambiental como voluntária através do Gtar-Verdeluz, participando de outros projetos como o Programa de Voluntariado do ICMBio no Parque Nacional de Ubajara e APA Costa dos Corais. Hoje, atua como educadora ambiental do Núcleo de Educação Ambiental da AQUASIS coordenando as ações do Projeto Brigada da Natureza.

 

Artur Bruno 

Nascido em Fortaleza, dia 4 de agosto de 1959, Artur Bruno é um educador com histórico de mais de 35 anos dedicados à formação da juventude. Em janeiro de 2015, Artur José Vieira Bruno assume a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA). Ele já foi deputado federal, quatro vezes deputado estadual e duas vezes, vereador de Fortaleza. Na Câmara Federal ele foi membro da Comissão de Educação e Cultura e da Comissão Especial do Plano Nacional de Educação. Atuou também na Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público e na Frente Parlamentar em Defesa da Cultura. É casado com Natércia Marina Rios Bezerra Bruno e pai de Mayara e Marina. Artur Bruno é autor de nove livros.

 

Deborah Lilienfeld 

Diretora de Sustentabilidade do movimento Winds for Future, fundadora da Intention Ventures. Mestre em Gestão de Desenvolvimento Econômico Internacional, com foco em empreendedorismo social.


Sesc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!