Projeto de lei que tramita na Câmara institui aposentadoria por invalidez por vítimas da Covid-19 - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

segunda-feira, 24 de maio de 2021

Projeto de lei que tramita na Câmara institui aposentadoria por invalidez por vítimas da Covid-19

A Comissão de Constituição e Justiça aprovou o Projeto de Lei (PL) 1113/20 que disciplina condições, para quem sofre com as consequências da Covid-19, se aposentar por invalidez.

📷Foto: Reprodução

A pandemia da Covid-19 está gerando novas demandas na área da previdência social e quem carrega sequelas da doença poderá requerer, no futuro, aposentadoria por invalidez. Essa, pelo menos, é a proposta que está em tramitação na Câmara dos Deputados, que, também,  isenta o segurado do período de carência. A Comissão de Constituição e Justiça aprovou o Projeto de Lei (PL) 1113/20 que disciplina condições, para quem sofre com as consequências da Covid-19, se aposentar por invalidez.

Com isso,  Covid-19 entra para a lista do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) como uma das doenças que pode gerar aposentadoria por invalidez. O texto do projeto  ainda isenta os segurados acometidos da doença e suas variantes de cumprimento do período de carência para receber o modelo de aposentadoria mencionado. Normalmente, esse modelo de seguridade tem carência de 12 contribuições mensais.

Além da Covid-19, o projeto lista outras doenças que podem levar ao pedido de aposentadoria por invalidez:  AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida);  Alienação mental; Cardiopatia grave; Cegueira (inclusive monocular); Contaminação por radiação; Doença de Paget em estados avançados (Osteíte Deformante); Doença de P arkinson; Esclerose múltipla; Espondiloartrose anquilosante;  Fibrose cística (Mucoviscidose); Hanseníase; Nefropatia grave; Hepatopatia grave; Neoplasia maligna (câncer); Paralisia irreversível e incapacitante, e Tuberculose ativa.

O projeto de lei, que trata sobre essas novas regras na previdência social,  tramita em regime de urgência na Câmara dos Deputados.


Ceará Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!