Peixe-Boi Marinho é devolvido ao mar no Ceará - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

quarta-feira, 26 de maio de 2021

Peixe-Boi Marinho é devolvido ao mar no Ceará

Desde o início dos trabalhos da Aquasis no Ceará, mais de 70 filhotes foram resgatados. 

Peixe-boi é chamado de "Maceió" porque foi resgatado no Pontal de Maceió (Foto: Geice Magalhães / Acervo Aquasis)

A ONG Aquasis (Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos) no Ceará, fez a primeira soltura da história do estado, de um Peixe-boi-marinho.


"Maceió", nome dado ao peixe, foi resgatado há sete anos quando ainda era um filhote  no pontal de Maceió. A espécie passou por longos anos de reabilitação na ONG, após todo esse tempo, ele retornou a natureza ontem, terça-feira, 25 de maio.


Após de devolver o animal ao mar, as equipes da ONG irão se revezar durante 48 horas para realizar o monitoramento a adaptação do Peixe-Boi. Depois, ele será acompanhado pelo projeto de monitoramento de praias.


A Aquasis é uma ONG, fundada há mais de 20 anos, com o objetivo de proteger espécies ameaçadas e habitats importantes para a conservação da biodiversidade no CE. Possui uma equipe multidisciplinar, e é apoiada por parceiros nacionais e internacionais.


Outros três peixes-boi adultos estão no cativeiro de aclimatação, aguardando a soltura em breve.


Está espécie de animal aquático chegam a medir 4m de comprimento e pesar até 800 kg. Apesar do tamanho, são criaturas dóceis e cativantes, pertencentes à ordem Sirenia, da espécie Trichechus manatus, conhecida como peixe-boi marinho. 


Infelizmente, a caça, a pesca predatória e a ocupação costeira desordenada levaram o peixe-boi marinho à categoria de “espécie em perigo critico de extinção” pelo Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Sirênios. Segundo estimativas, existem aproximadamente 130.000 animais no mundo todo. 



Por Luan Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!