Governador anuncia novo decreto sem alterações em relação às decisões já em vigor - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sábado, 8 de maio de 2021

Governador anuncia novo decreto sem alterações em relação às decisões já em vigor

Governador fez o anúncio na noite desta sexta-feira (7) ao lado do secretário de saúde, Dr. Cabeto.

📷Foto: Reprodução

Na noite desta sexta-feira (7), o governador Camilo Santana anunciou o novo decreto do Governo do Ceará que, agora, regulamenta o funcionamento das atividades e circulação de pessoas até, pelo menos, 16 de maio. Nesta semana, não há novidades, em relação flexibilização das medidas de prevenção pelos próximos sete dias. Após reunião com o comitê científico de enfrentamento à pandemia, ficou definido que o novo decreto não fará nenhuma alteração, em relação ao decreto que entrou em vigor no último dia 10.

No que diz respeito ao comércio, seguem as medidas vigentes no penúltimo decreto: funcionamento de comércio de rua, de segunda a sexta-feira, de 10h às 16h, de shoppings de 12h às 18h, com toque de recolher às 20h.  Aos sábados e domingos, o comércio de rua e restaurantes poderão funcionar de 10h às 15h. Já o comércio de shopping e restaurantes, poderão funcionar de 12h às 19h, com toque de recolher, nos dos dois dias, às 19h.

Situação da pandemia

A decisão de não avançar na retomada da economia foi embasada, sobretudo, pelo alto índice de testes positivos para covid-19 nos últimos dias, o que gerou muita preocupação nas autoridades. Duas macro-regiões do Estado, segundo o governador, merecem atenção redobrada, litoral leste e Sertão Central.

“Há uma tendência de queda de número de internações, uma tendência no número de óbitos por covid. Estamos em torno de 90% de ocupação dos leitos de UTI, mesmo ampliando a oferta de leitos todos os dias. Minha preocupação no momento é com a maior positividade, ou seja, de pessoas que testam positivo para covid. As pessoas estão testando mais e estamos vendo uma positividade muito alta. Isso acendeu um sinal de alerta. Dessa forma, nossa recomendação é de que alguns municípios, que se encontram nessa situação, devem adotar restrições maiores, para evitar o aumento do contágio”, destacou Camilo.

O titular da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), Dr. Cabeto, comentou esse panorama no quadro epidemiológico no Estado. “A cada 100 exames feitos, 62 dão positivo. Isso significa que nós, apesar de estarmos vendo uma queda do número de casos no Ceará, temos ainda um cenário de circulação viral alta”, explicou o secretário.

O governador também atualizou a população sobre a situação da pandemia de covid-19 no Estado. Além de reforçar a luta do Governo do Estado para conseguir mais doses da vacina, ressaltou que mais de 2,1 milhões de cearenses já receberam pelo menos a primeira dose do imunizante, em meio aos 20 lotes que chegaram ao Estado.

Diante do quadro, o governador fez um apelo para que a população siga tomando medidas preventivas, como o uso de máscaras ao sair de casa, além de evitar aglomerações. “Precisamos ter muita cautela nesse momento. O que menos queremos é retroceder. Nossa preocupação primeiro será sempre com as vidas”, frisou.

Camilo Santana informou ainda que as decisões do novo decreto de enfrentamento à pandemia no Ceará devem ser divulgadas neste sábado (8).


GCMais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!