Chuvas no Litoral de Fortaleza já superam em 54% média histórica para o mês de maio - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sábado, 15 de maio de 2021

Chuvas no Litoral de Fortaleza já superam em 54% média histórica para o mês de maio

Até esta sexta-feira, 14, a região da Capital apresentou média de 228,5 mm de volume de precipitações - enquanto a média para o mês é de 148,4 mm.

Foto: Reprodução

Nos primeiros 14 dias de maio, a média de chuvas registradas no Litoral de Fortaleza já superam em 54% a média climatológica histórica de todo o mês. Até esta sexta-feira, 14, a região da Capital apresentou média de 228,5 mm de volume de precipitações - enquanto a média para o mês é de 148,4 mm. Os dados são da a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A média para o período também foi superada, em 37,1%, na região do Maciço de Baturité: com 187,1 mm, enquanto o volume histórico é de 136,5 mm. A situação do Ceará como um todo, no entanto, é menos favorável. O estado está até agora com média de 81,6 mm , quando a média para o mês é de 90,6 mm - 9,9% menor.

Por outro lado, na Região do Cariri, no sul do estado, choveu em média apenas 16 mm, ou seja 74,9% abaixo da normal climatológica mensal. "Em relação ao reservatórios, cabe observar que a irregularidade na distribuição das chuvas mostra que as bacias do Salgado e do Alto Jaguaribe, importantes para os nossos maiores açudes, Castanhão e Orós, foram as que receberam menos chuvas nesses primeiros dias de maio. Na bacia do Salgado, as chuvas acumuladas estão 65% abaixo da média climatológica, e no Alto Jaguaribe o volume de chuvas está 49% abaixo da média", explica Meiry Sakamoto, gerente de Meteorologia da Funceme.

De acordo com a fundação, 122 municípios (de 155 informados) tiveram registros de precipitações no Ceará entre as 7h de quinta, 13, e 7h de ontem, 14. O maior registro foi feito em Aquiraz com precipitações de 61 mm, seguido por Mulungu com 58 mm e Itapiúna com 57 mm.

Já a capital cearense, Fortaleza, amanheceu com chuvas pelo segundo dia seguido, nesta sexta-feira, 14. As precipitações trouxeram uma variação de temperatura mais amena na região, entre 31° e 23°. O registro da precipitação de chuva na região é de 32 mm, segundo o posto Água Fria.

Conforme Sakamoto,  a boas chuvas são "devido a uma condição de baixa pressão atmosférica observada sobre o oceano". "É o que os meteorologistas chamam de cavado, que favorece as nuvens de chuva. Vale observar que atualmente, a Zona de Convergência Intertropical encontra-se posicionada em torno de um grau ao norte da linha do Equador e, por isso, não tem influenciado as condições de chuva no estado", apontou.

10 maiores chuvas por posto no dia:

 

>> Aquiraz (Posto: Sitio Sapucaia Fagundes) : 61.0 mm
>> Mulungu (Posto: Mulungu) : 58.0 mm
>> Itapiúna (Posto: Fazenda Boa Vista) : 57.0 mm
>> Itapiúna (Posto: Itapiúna) : 54.0 mm
>> Quixeramobim (Posto: Assentamento Novo Canaã) : 52.0 mm
>> Canindé (Posto: Baixa Fria) : 50.0 mm
>> Moraújo (Posto: Moraújo) : 48.0 mm
>> Maranguape (Posto: Olho D'água) : 45.0 mm
>> Groaíras (Posto: Capim 1) : 43.2 mm
>> Pindoretama (Posto: Pindoretama) : 42.0 mm


OPOVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!