Vendas do comércio cearense crescem em fevereiro, mas não superam as perdas do ano de pandemia - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

quarta-feira, 14 de abril de 2021

Vendas do comércio cearense crescem em fevereiro, mas não superam as perdas do ano de pandemia

A maior queda nas vendas é na área de livros, jornais, revistas e papelaria.

📷Foto: Nivia Uchoa/ Governo do Estado do Ceará

Depois de uma sequência de quedas, as vendas do comércio varejista no Ceará apresentaram um aumento no último mês de fevereiro. Segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado apresentou um aumento de 0,7% nas vendas se comparado com o mês de janeiro.

Mas no comparativo com o mesmo período do ano de 2020, fevereiro de 2021 apresentou uma queda de 5,5% nas vendas do varejo. Este valor supera o índice nacional, de 3,3% de perdas neste ano.

Quando se olha para os dados do comércio varejista ampliado, que inclui a venda de veículos, peças e materiais de construção, o aumento é consideravelmente maior e chega a 4%. Ainda existem perdas em relação ao mês de fevereiro do ano anterior, de 0,8%. O acumulado do ano é de uma queda de 3,8%.

O setor de materiais de construções é o que apresentou o melhor cenário, segundo a pesquisa, com um crescimento de 17,3% em relação ao mês de janeiro. Logo depois vem as vendas de veículos, motocicletas, partes e peças, com um aumento de 4,9%; e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, que registraram uma alta de 3,8%.

Já a maior queda nas vendas é na área de livros, jornais, revistas e papelaria, com um tombo de 57,5%. O comércio de tecidos, vestuário e calçados também apresentou uma queda alta, de 20,2%. Outro setor que é destaque negativo é o de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, que vinham em uma sequência de aumentos nas vendas, mas reduziram em 3,2% no mês de fevereiro.


GCMais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!