Quixadá decreta lockdown após aumento de casos de Covid-19 - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sábado, 24 de abril de 2021

Quixadá decreta lockdown após aumento de casos de Covid-19

Fica proibido o uso de espaços públicos, funcionamento de igrejas e academias, além de viagens em transportes alternativos com passageiros.

Em abril, Quixadá apresentou aumento de mais de 400% no número de casos da Covid-19  📷(Foto: Prefeitura de Quixadá/Reprodução )

O prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira, decretou isolamento social rígido em todo o município, localizado a 163,4 km de Fortaleza, pelo período de nove dias. A medida passa a valer a partir das 00h deste sábado, 24, até às 23h59min de domingo, 2 de maio, podendo ser prorrogada. A decisão de lockdown foi tomada por conta do aumento expressivo de casos suspeitos e confirmados de coronavírus em Quixadá nos últimos dias. A medida foi acionada em comum acordo com médicos e especialistas membros do Comitê de Especial de Enfrentamento à Covid-19 (CEEC).

De acordo com o novo decreto, fica proibido o funcionamento de qualquer serviço na cidade de Quixadá, que não seja de categoria essencial. Supermercados, farmácias, postos de combustível, serviços médicos ambulatoriais, clínicas de fisioterapia e vacinação, correios, revendedores de água e gás, funerárias, padarias, empresas distribuidoras de energia e segurança privada poderão funcionar.

No entanto, igrejas e academias, que antes tiveram permissão para funcionar com quantidade mínima de pessoas, também deverão fechar. Bares, restaurantes e lanchonetes só poderão funcionar por meio de delivery. Também foram vedadas as viagens de carros de transporte alternativo circulação com passageiros, bem como o funcionamento presencial de estabelecimentos de ensino. Além disso, continua em vigor a proibição do consumo e venda de bebidas alcoólicas.

Na tarde desta sexta-feira, 23, o prefeito Ricardo Silveira também se reuniu com representantes do setor bancário da cidade e foi decidida a suspensão do atendimento nos bancos e lotéricas, ficando autorizado apenas o funcionamento dos caixas eletrônicos. Na agência da Caixa Econômica de Quixadá o atendimento será permitido apenas para casos relacionados ao auxílio emergencial, limitando a apenas 100 por dia o número de atendimentos.

O decreto também prevê a prorrogação do vencimento de alvarás e a validade de certidões negativas de débitos tributários municipais. As forças de segurança municipal, agentes de trânsito e a Agência de Fiscalização de Quixadá (Agefisq) farão o monitoramento e controle do cumprimento das medidas decretadas.

Ricardo Silveira afirmou, por meio da assessoria de imprensa, que tem se mobilizado para conseguir fortalecer a saúde do município, mas que precisa contar com o apoio da população para superar o momento que ele classificou como delicado. “Desde o começo do ano temos dedicado total atenção a saúde de nosso município, mas estamos enfrentando o pior momento da pandemia e isso tem superlotado os nossos hospitais e os postos de saúde. Por isso se faz necessário o isolamento social rígido. Seguramos até onde deu para segurar, mas agora precisamos pensar em nosso familiar, em nosso irmão quixadaense”, afirmou o gestor municipal.

Situação do Município 

A secretária de saúde de Quixadá, Benedita de Oliveira, que há mais de 20 anos atua no Sistema Único de Saúde (SUS) do estado, explica que a situação é delicada e pediu consciência por parte da população. “Nosso medo é o colapso do Sistema Único de Saúde, porque para onde você mandar paciente, não existe vaga. O Sertão Central está lotado! Precisamos ter consciência de que a situação é grave”, diz a secretária, também por meio da assessoria. Ela informou que, atualmente, os 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do município estão lotados e 43 leitos de enfermaria dos 70 estão ocupados.

Na penúltima semana de abril, os casos de coronavírus em Quixadá explodiram. De acordo com números do portal IntegraSUS a cidade passou de 57 casos positivos na segunda semana de abril para 242 casos na semana seguinte, um aumento de mais de 400%.

Veja o novo decreto de lockdown em Quixadá


OPOVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!