Litoral, Jaguaribana e Ibiapaba têm maior possibilidade de chuva no feriadão - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sexta-feira, 2 de abril de 2021

Litoral, Jaguaribana e Ibiapaba têm maior possibilidade de chuva no feriadão

Até 9 horas desta sexta-feira, 2, apenas 20 municípios haviam informado as precipitações registradas. Desses, 14 não computaram água nas últimas 24 horas.

Seis municípios informaram precipitações entre quinta-feira, 1º, e esta sexta-feira, 2. 📷(Foto: Thais Mesquita)

Até domingo, 4, há possibilidade de nebulosidade variável em todas as regiões do Ceará. Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), nesta sexta-feira, 2, é possível chover principalmente nas regiões do Litoral Norte e na Ibiapaba. No sábado, 3, o Maciço de Baturité, o Litoral cearense e a Ibiapaba têm a maior chance de precipitações. No dia seguinte, além dessas duas últimas regiões, também pode chover na área de Jaguaribana.

Até 9 horas de hoje, choveu em apenas seis dos 20 municípios que haviam informado as precipitações registradas entre as 8 horas de hoje e o mesmo horário de ontem, quinta-feira, 1º. A cidade de Ararendá, distante 346,5 quilômetros de Fortaleza, apresentava a maior quantidade: 13,3 milímetros (mm), no posto homônimo.

A localidade é seguida por Barro, no Cariri cearense, onde computou com 11,4 milímetros (mm), no posto de Monte Alegre. Lá em Ipueiras, na região de Ibiapaba, foram registrados apenas 7 mm de precipitação.

Assim, Abril inicia com chuvas reduzidas no Estado. A quantidade de água registrada nesse primeiro dia do mês também foi pequena. Onde há maior possibilidade de a água cair, o cenário se dá pela formação de áreas de instabilidade que deverão atuar de forma restrita no noroeste do Estado.

Em março, o Ceará chegou à média histórica de chuvas observadas para o período. O normal esperado para o mês no Estado são 203,4 mm. Até às 9h43min min de quarta-feira, 31, dados preliminares indicavam que foram observados 204,7 mm.

O cenário no bimestre é melhor, até aqui, que o apontado como mais provável no prognóstico da Funceme para o trimestre de fevereiro a abril e também de março a maio, que indicavam maior chance de as chuvas ficarem abaixo da média nesta quadra chuvosa. Em fevereiro, as chuvas também alcançaram a média histórica.

O que é a média histórica

Da forma como este conceito é normalmente usado pela meteorologia, trata-se de uma forma de avaliar quantidades totais de chuva em determinado período, por comparação com dados de 30 anos de chuvas. Destes 30 anos, os 10 anos com menos chuvas definem a categoria “abaixo da média histórica”.

De forma correlata, os 10 anos com mais chuvas definem a categoria “acima da média histórica” ou “chuvoso”. Os 10 anos intermediários definem a categoria “dentro da média histórica” ou “normal”.


OPOVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!