Consórcio de Municípios negocia 30 milhões de doses de vacina Sputnik V; cidades do CE serão beneficiadas - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

quarta-feira, 14 de abril de 2021

Consórcio de Municípios negocia 30 milhões de doses de vacina Sputnik V; cidades do CE serão beneficiadas

O Consórcio Conectar não divulgou a quantidade, nem quais municípios serão contemplados com a vacina.

📷Foto: Divulgação

O Consórcio Conectar, formada por centenas de cidades brasileiras, avançou, nessa terça-feira (13), com negociações para comprar 30 milhões de doses da vacina Sputnik V. O presidente do Consórcio, Gean Loureiro, prefeito de Florianópolis, manifestou a representantes do Fundo Soberano Russo (RDIF) o interesse pela aquisição do imunizante.


As negociações dos municípios são simultâneas às ações movidas no STF pelos Governos do Ceará, Maranhão e Piauí para a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) liberar a importação da vacina Sputinik. O Consórcio Conectar não divulgou a quantidade, nem quais municípios serão contemplados com a vacina. Cidades do Ceará fazem parte do Consórcio.


De acordo os dirigentes do Consórcio Conectar, os embarques da vacina podem ser iniciados três semanas após a assinatura de contrato, que deve ocorrer ainda no mês de abril, e após a aprovação pela Anvisa, que já tem visita de inspeção agendada para o próximo dia 19, sendo concluída, possivelmente, até o final do mês.


As projeções do Consórcio apontam que o primeiro lote, com até cinco milhões de doses, deve ser enviado entre maio e junho e as outras 25 milhões de doses devem chegar ao solo brasileiro até dezembro deste ano.


A agenda de discussão sobre a importação da vacina produzida na Rússia tem, nessa quinta-feira, 15, audiência do presidente do Consórcio, Gean Loureiro, com o Ministério da Saúde, Marcelo Queiroga. O objetivo do encontro é discutir como se dará a forma de aquisição e distribuição de imunizantes, uma vez que, conforme a entidade, a lei 14.124/2021, que autoriza a compra de vacinas por entes federados, ainda não está regulamentada pelo Ministério da Saúde.

MOBILIZAÇÃO DOS MUNICÍPIOS

O Consórcio Conectar é uma iniciativa da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e foi instituído em um mês. São 2 mil municípios que fazem parte do Conectar, envolvendo, pelo menos, 2/3 da população brasileira. A Frente Nacional de Prefeitos destaca que o Consórcio já recebeu a doação de R$ 4 milhões do grupo Natura para aquisição de vacinas e/ou medicamentos e insumos.


Paralela às negociações com o laboratório que produz a vacina Sputnik V, o Consórcio também se articula com outras organizações, como a OPAS/OMS pedindo apoio internacional para o enfrentamento à pandemia no Brasil, com a solicitação, inclusive, de 10 milhões de doses dos EUA.



(*)com informações da FNP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!