Começa pagamento do auxílio emergencial; saque só estará disponível em maio - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

terça-feira, 6 de abril de 2021

Começa pagamento do auxílio emergencial; saque só estará disponível em maio

Governo Federal inicia depósitos na Poupança Social Digital. Até o dia 4 do próximo mês, contudo, valores só podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem.

📷Foto: Reprodução

Beneficiários do auxílio emergencial começam hoje a receber uma nova rodada de pagamentos (a serem realizados em quatro parcelas), em suas respectivas contas na Poupança Social Digital. Os valores variam de R$ 150 a R$ 375.

A primeira parcela será depositada até o dia 30 de abril, contudo, os saques e as transferências só estão autorizados para acontecer entre os dias 4 de maio e 4 de junho. No meio tempo entre o recebimento do benefício e a autorização para sacar, o beneficiário só poderá movimentar o valor a que tem direito por meio do aplicativo Caixa Tem.

Clique na imagem para abrir a galeria

Tanto a ordem de pagamentos quanto a de saques seguem a data de nascimento do beneficiário. A exceção é para os inscritos no programa Bolsa Família, cujo calendário de depósito das parcelas do auxílio segue os dez últimos dias úteis de cada mês e é ordenado pelo último algarismo do Número de Identificação Social (NIS) da pessoa cadastrada, com possibilidade de saque no mesmo dia.

A consulta para que os contemplados na primeira rodada do auxílio emergencial verifiquem se estão elegíveis para receber também em 2021 está aberta desde a última sexta-feira, 2, no Portal de Consultas da Dataprev. Para isso, é preciso informar CPF, nome completo, nome da mãe e data de nascimento. Quem já recebe o Bolsa Família ou está inscrito no CadÚnico terá as parcelas depositadas automaticamente, desde que se encaixe nos critérios de elegibilidade. Quem receber a indicação de que está inelegível tem até 10 dias corridos para fazer a contestação.

Com as novas diretrizes estabelecidas pelo Governo Federal para o pagamento do benefício, estima-se que mais de 20 milhões de pessoas deixarão de recebê-lo. Um desses critérios é que apenas uma pessoa pode receber por domicílio. O Ministério da Cidadania, que coordena o programa conjuntamente com a Caixa e a Dataprev, ainda não divulgou o detalhamento por Estado do número de beneficiários elegíveis para receber o auxílio em 2021, mas estima-se que no Ceará serão pouco mais de 2,1 milhões, contra quase 3,5 milhões no ano passado.

Para Paulo Dantas Costa, conselheiro efetivo do Conselho Federal de Economia (Cofecon), embora vá atingir menos pessoas e pagar valores menores que em 2020, o auxílio emergencial deve impactar a economia brasileira por meio do aumento no poder de consumo das famílias. “Não menos do que 95% dos beneficiários vão alocar esses recursos recebidos no consumo, principalmente de alimentos. Esse aumento do consumo se reflete também nas demandas em cima da indústria, gerando um ciclo econômico de crescimento”, projeta.

Ele analisa, contudo, como preocupante a demora entre o pagamento do auxílio e a autorização para o saque em dinheiro, especialmente quando se trata de famílias em situação de vulnerabilidade social, mas pontua que há uma série de dificuldades logísticas para o pagamento do auxílio a tantos beneficiários. “A Caixa não estava preparada para uma coisa dessa natureza. Ela já tem as ocupações tradicionais dela e, de 2020 para cá, ficou com a responsabilidade dessa nova tarefa”, pondera.

Por sua vez, a Caixa informou que "atualmente, 75% das movimentações da conta Poupança Social Digital foram feitas de maneira digital, por meio do Caixa Tem. Pelo aplicativo, é possível realizar compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos com o cartão de débito virtual e QR Code. O trabalhador também pode pagar contas de água, luz, telefone, gás e boletos em geral pelo próprio aplicativo ou nas casas lotéricas pela opção 'Pagar na Lotérica'”.


OPOVO Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!