Chegada das águas do Rio Canindé à Pentecoste é motivo de alegria e esperança; vídeos - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sexta-feira, 23 de abril de 2021

Chegada das águas do Rio Canindé à Pentecoste é motivo de alegria e esperança; vídeos

O início do ano foi de boas precipitações em várias cidades cearenses.

📷Foto: Divulgação/ Redes Sociais

Chuva é motivo de alegria, especialmente para quem mora no Sertão. A água que cai sobre vários município do Ceará, faz com que açudes do estado voltem a sangrar. Em vídeo, um internauta comemora as chuvas e destaca a chagada das águas do rio Canindé, no início da manhã desta sexta feira,23, passando pela ponte do Irapuá, zona rural de Pentecoste, rumo ao açude Pereira de Miranda. 


O volume de água armazenado nos vários açudes públicos do Dnocs (Departamento Nacional de Obras contra a Seca) subiu em níveis considerados esse ano, com a atual estação chuvosa e registrou o sangramento alguns reservatórios. 


Conforme a Cogerh, além dos 13 reservatórios sangrando do total de 155 reservatórios monitorados pela companhia, cinco estão bem perto de atingir a capacidade máxima, uma vez que estão com o volume acima de 90%.


Os maiores açudes do Ceará, no entanto, seguem em situação crítica. O Castanhão, principal reservatório a abastecer a Grande Fortaleza, tem apenas 11,72% da capacidade máxima. Já o Orós, segundo maior açude do estado, tem 23,43% do volume máximo.


As últimas atualizações hídricas divulgado nesta quinta-feira (22), mostra que o reservatório Pereira de Miranda encontra-se atualmente com os seguintes dados:

>Capacidade: 360,00 hm³

>Cota: 48,51 m

>Volume: 52,90 hm³

>Volume: 14,69 %

>Vazão: 200,00 L/s


A chuva das últimas semanas animou os agricultores de várias regiões do Nordeste. Muitos plantaram antes da época ideal e, apesar da previsão de tempo seco até a colheita, o pessoal está otimista


O início do ano foi de boas precipitações em várias cidades cearenses. Cenário positivo movimentou os sertanejos que já começaram a preparar a terra para o plantio. A expectativa é de que os próximos meses tenha boa pluviometria em várias regiões do estado.


A distribuição das chuvas está sendo irregular. Há áreas com déficit hídrico situadas próximas às regiões com transbordamento.





Por Luan Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!