Ceará corre risco de ficar sem medicamentos do kit intubação em 16 municípios - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sábado, 17 de abril de 2021

Ceará corre risco de ficar sem medicamentos do kit intubação em 16 municípios

Dado foi revelado em pesquisa feita pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e divulgada nesta sexta-feira, 16. Ao todo, 48 cidades cearenses participaram do balanço.

Lote de medicamentos que integram o chamado kit de intubação 📷(Foto: Américo Antonio/Sesa)


Um total de 16 municípios do Ceará estão correndo o risco iminente de ficar sem os medicamentos que compõe o "kit intubação", essencial para o procedimento utilizado em casos graves de Covid-19, conforme pesquisa feita pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e divulgada nesta sexta-feira, 16. O órgão realizou o levantamento a partir de informações passadas por gestores das localidades e alegou não ser possível discriminar o nome dos municípios cearenses que contribuíram com o balanço.

A instituição tem realizado semanalmente um questionário para saber sobre a atual situação da pandemia nas cidades brasileiras, encaminhando perguntas para pessoas responsáveis pela gestão de cada região. As respostas divulgadas hoje foram dadas entre os dias 12 a 15 de abril, e mostram que há uma preocupação quanto ao abastecimento de insumos necessários para o processo de intubação, preocupando gestores.

No Ceará, 48 municípios participaram da pesquisa e responderam ao questionário. Desses, 16 (33,3%) alegaram que existe há possibilidade de que os medicamentos faltem ainda nesta semana e 29 (60,4%) disseram que não correm o risco de ficar sem insumos durante o período. Três cidades (6,3%) decidiram não responder a essa questão e se abstiveram.

Além de revelar a preocupação de gestores cearenses quanto a falta dos insumos, o balanço também apontou que existe um risco de faltar oxigênio nas unidades médicas de 16 (33%) dos municípios da Unidade Federativa que responderam ao questionário. Outras 32 cidades (66,7%) alegaram que não enfrentariam escassez do equipamento durante o período.

Importância do "Kit intubação"

De acordo com Fábio Rodrigues, fisioterapeuta especialista em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e que atua em um hospital de São Paulo, esses insumos que compõe o chamado "kit intubação" são sedativos, anestésicos e bloqueadores musculares. O especialista alerta que os medicamentos são essenciais para que o médico consiga manusear o pescoço do paciente e introduzir o tubo em sua garganta, promovendo a ventilação mecânica- que ocorre quando o enfermo já não consegue respirar sozinho.

O fisioterapeuta afirma ainda que os insumos têm faltado no Brasil não apenas para iniciar o procedimento de intubação, mas para mantê-lo. "Tá faltando (medicamentos) para iniciar e para manter o paciente internado (...) Quando o paciente tá intubado a gente precisa dele dormindo, com os músculos relaxados, caso contrário não seria possível tratar com eficácia o pulmão dele", explica.

Um dos motivos pelo qual o tratamento seria prejudicado caso não fossem aplicados medicamentos é o fato de que, acordado, o paciente sentiria a dor e o incômodo do tubo em sua garganta e tentaria arranca-lo, fazendo movimentos que poderiam causar lesões em seu pulmão. O papel do bloqueador muscular, segundo especialista, é justamente paralisar o corpo para impedir que o tubo seja colocado para fora. Assim como o sedativo funciona para que o enfermo não sinta nada durante a internação.

Fábio considera grave a falta de insumos e alerta que, caso quadro piore, pode resultar no aumento da taxa de mortalidade, uma vez que o paciente correria risco alto de vim a óbito se passasse pelo procedimento sem fazer uso dos medicamentos. No Rio de Janeiro, por exemplo, hospitais já começam a amarrar pacientes nos leitos devido a ausência de sedativos- com o intuito de evitar reações.

Escassez é nacional

O cenário de desabastecimento dos medicamentos ocorre não apenas em cidades cearenses como em outras espalhadas por diversos estados brasileiros. Ao todo, a pesquisa identificou que 975 municípios do País correm o risco iminente de ficar sem os medicamentos do kit durante esta semana, conforme afirmou gestores em questionário. Um total de 391 lideres ainda demostraram o medo de que unidades médicas ficassem sem oxigênio no período.

Escassez ocorre no momento em que o Brasil vem batendo recordes de mortes provocadas pela doença, com cidades registrando altos índices de internações e um disparo no número de pessoas que aguardam por um leito de UTI. Na tentativa de sanar o problema de desabastecimento de medicamentos, empresas como o Itaú Unibanco, Petrobras e Vale doaram ao Ministério da Saúde (MS) 2,3 milhões de kits para intubação de pacientes com Covid-19.

Os insumos chegaram na noite dessa quinta-feira, 15, no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (SP), e foram fabricados em Lianyungang, na China. Entre os medicamentos doados pelo grupo estão sedativos, neurobloqueadores musculares e analgésicos opioides, que devem ser distribuídos pela pasta de saúde a todas as Unidades Federativas.


O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!