Ceará amplia número de leitos para Covid em 64%, mas hospitais públicos seguem lotados - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sábado, 10 de abril de 2021

Ceará amplia número de leitos para Covid em 64%, mas hospitais públicos seguem lotados

Novas unidades foram abertas para atender a demanda da segunda onda. Ocupação no Ceará é de 94% em UTIs públicas e 81% em enfermarias.

Governador deve decidir neste sábado (10) sobre a prorrogação ou não do isolamento social rígido. 📷Foto: Governo do Estado/Divulgação


O estado do Ceará ampliou o número de leitos exclusivos para o tratamento da Covid-19 em 64% quando comparados os números do auge da primeira e da segunda onda da doença. Contudo, a ocupação dessas unidades de atenção encontra-se próxima do limite em diversas regiões cearenses, com ocupação de 94% de UTIs públicas neste sábado, conforme a plataforma IntegraSUS, gerenciada pela Secretaria da Saúde do estado (Sesa-CE).

A segunda onda da doença provocada pelo coronavírus foi iniciada, conforme especialistas, a partir das aglomerações ocorridas nas eleições de 2020 e ganhou força com as festas de fim de ano e o Carnaval.

Além disso, circula no Brasil uma variante cuja transmissibilidade é maior e pode levar a casos mais graves; ela foi identificada, inicialmente, no estado do Amazonas. A CoronaVac, que faz parte do plano de imunização nacional, é eficaz contra a nova variante, conforme um estudo divulgado nesta semana.

Ceará registra maior número de mortes diários da pandemia nessa sexta-feira (9)
De acordo com o governador Camilo Santana (PT), em maio de 2020, no auge da primeira onda, havia 2.951 leitos disponíveis exclusivamente para pacientes com a doença, cuja ocupação chegou a 99% em junho, maior índice já registrado até hoje. Esse quantitativo engloba leitos de UTI e enfermaria.


Em abril deste ano, quando são registrados os maiores índices da segunda onda da pandemia, os números de leitos chegaram a 4.846, pelo menos até o dia 8 de abril, o que representa um aumento de 64% em comparação com o primeiro pico, ocorrido no ano passado.

Os números foram divulgados pelo próprio governador Camilo Santana (PT) em suas redes sociais e são atualizados a cada transmissão on-line, quando o gestor traz atualizações e balanços sobre o enfrentamento da doença no estado.

Lotação continua
Apesar do aumento, o Ceará passa por situação de colapso iminente em diversas regiões, especialmente para atendimento de casos mais graves. Neste sábado (10), o estado está com 94% dos leitos de UTI públicos ocupados e 81% dos de enfermaria com pacientes necessitando de cuidados.

Quando se considera apenas as UTIs específicas de Covid voltadas para adultos, a taxa de ocupação sobe para 96%. Alguns hospitais públicos de Fortaleza, por exemplo, apresentaram durante a última semana lotação total, como o Hospital de Messejana e o Hospital Geral de Fortaleza. Já o Hospital Leonardo da Vinci, referência no tratamento da doença, atingiu sua ocupação máxima nesta semana, dispondo de apenas três leitos de UTI vagos.

O aumento das vagas e a alta ocupação persistente ocorre em um contexto no qual o governador deve informar se o isolamento social rígido será ou não flexibilizado a partir de segunda-feira (12). Ele havia dito, na semana passada, que conversaria com entidades dos setores econômicos cearenses para iniciar a reabertura nessa data.


G1CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!