Momento histórico: águas do rio São Francisco chegam ao açude Castanhão - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

quinta-feira, 11 de março de 2021

Momento histórico: águas do rio São Francisco chegam ao açude Castanhão

A chegada das águas deve beneficiar cerca de 4,5 milhões de cearenses que vivem no interior.

📷Foto: Reprodução

Depois de percorrer mais de 300 km, as águas do rio São Francisco, finalmente, chegaram ao açude Castanhão nesta quarta-feira (10). O marco histórico era esperado desde o dia 1º de março, quando foi aberta a comporta do km 53 do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), dando início à viagem das águas.

O desague deve beneficiar cerca de 4,5 milhões de cearenses que vivem no interior, trazendo segurança hídrica para o Ceará. A estimativa inicial era que a chegada no açude Castanhão acontecesse em até um mês, mas acabou sendo antecipada por conta das chuvas que banharam a região do Cariri, aumentando o nível do rio Salgado.

Antes de chegar ao Castanhão, as águas do Velho Chico passaram por Jati, Missão Velha, Icó, Lavras da Mangabeira, Jaguaribe e Jaguaribara.

Através das redes sociais, o governador do Ceará, Camilo Santana, comemorou: “Essa foi uma luta de todos os cearenses!”. No post, ele também publicou o vídeo que mostra a chegada das águas ao açude Castanhão:

O titular da Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará, Francisco Teixeira, também falou sobre a importância desse momento para a população do estado: “o Velho Chico ficou, finalmente, ligado ao maior rio do estado do Ceará, que é o Jaguaribe, e ao nosso maior reservatório, o açude Castanhão. Portanto é um momento muito importante para todos nós cearenses, pois aumenta a segurança hídrica para o abastecimento das populações que habitam o vale do Jaguaribe e que habitam, também, a Região Metropolitana de Fortaleza”, destacou o secretário.


GC Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!